Divisões administrativas de Myanmar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 18 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q877127
m Página marcada como má tradução, usando FastButtons
Linha 1: Linha 1:
{{Má tradução}}
{{Sem-fontes|data=Junho de 2009}}
{{Sem-fontes|data=Junho de 2009}}
{{Política de Myanmar}}
{{Política de Myanmar}}

Revisão das 17h14min de 8 de fevereiro de 2017

Parte da série sobre
Política de Myanmar
Constituição
Portal de Myanmar

Birmânia (também conhecida como Myanmar) é dividida em 14 divisões administrativas, que incluem 7 estados (pyi-ne) e 7 divisões (tyne). Os nomes das divisões (exceto para Ayeyarwady (divisão) e Tanintharyi (divisão)) são também os nomes das capitais. Além disso, esses estados e divisões podem ser descritos como etnicamente divididos - divisões são Bamar dominante, enquanto os estados são minoria étnica dominante.

Ayeyarwady (divisão) tem a maior população e Yangon (divisão) é a mais densamente povoada. A menor população é no Estado de Kayah. Em termos de área de terra, Shan (estado) é o maior e Yangon (divisão) é o menor.

Os estados e divisões são divididas em distritos (kayaing), que por sua vez são divididos em townships que consistem em vilas, wards e aldeias.

Divisões administrativas

Estados (cinza)

Divisões (laranja)

História

Colonização britânica

Mapa com a divisão administrativa de Mianmar.

Em 1900, Birmânia foi uma província da Índia britânica, e foi dividido em duas subdivisões: Baixa Birmânia, cuja capital era Rangoon, e Alta Birmânia, cuja capital era Mandalay. Na Baixa Birmânia foram quatro divisões (Arakan, Irrawaddy, Pegu, Tenasserim). Alta Birmânia tinha 6 divisões (Meiktila, Minbu, Sagaing, Shan Estados Federados N. e Shan Estados Federados S.).

Em 10 de outubro de 1922, o estados Karenni de Bawlake, Kantarawaddy, e Kyebogyi tornou-se uma parte do Shan Estados Federados. Em1940, o nome da divisão Minbu foi alterado para Magwe, e a divisão Meiktila tornou-se parte do Distrito Mandalay.

Pós-independência

Em 1989, após o golpe de Estado pela junta militar, os nomes de muitas divisões na Birmânia foram alteradas em Inglês para refletir pronúncias birmanesas.

Ver também

Ligações externas