Densidade populacional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Como Calcular a Densidade demográfica. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume,ou seja, pega o numero de extensão do território de determinada aréa e divide com o numero da população, então, irar dar a sua Densidade demográfica
→‎Brasil: Melhora na ortografia, coesão e na coerência do texto, o qual apresentava várias falhas. Espero ter contribuído no objetivo do site, que é espalhar o conhecimento de forma simples e plena.
Linha 2: Linha 2:
[[Ficheiro:World population density map.PNG|thumb|450px|[[Mapa coroplético]] colorido de acordo com a densidade populacional de cada país.]]'''<u><big>Como Calcular a Densidade demográfica.</big></u>'''
[[Ficheiro:World population density map.PNG|thumb|450px|[[Mapa coroplético]] colorido de acordo com a densidade populacional de cada país.]]'''<u><big>Como Calcular a Densidade demográfica.</big></u>'''


O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume,ou seja, pega o numero de extensão do [[território]] de determinada [[Área|aréa]] e divide com o numero da [[população]], então, irar dar a sua Densidade demográfica[[Ficheiro:Tokyo01.jpg|thumb|[[Tóquio]], a maior [[metrópole]] do mundo, possui uma das maiores densidades populacionais '''em cidades'''. Na foto, um dos cruzamentos mais movimentados do planeta.]]
O cálculo da densidade demográfica é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, ou seja, do número de extensão do [[território]] de determinada [[área]] e dividida pelo número de habitantes. Tendo o resultado, lê-se: 100 habitantes por quilômetro quadrado.[[Ficheiro:Tokyo01.jpg|thumb|[[Tóquio]], a maior [[metrópole]] do mundo, possui uma das maiores densidades populacionais '''em cidades'''. Na foto, um dos cruzamentos mais movimentados do planeta.]]


'''Densidade demográfica''', '''densidade populacional''' ou '''população relativa''' é a medida expressa pela relação entre a [[população]] e a superfície do [[território]], geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É sempre expressa em habitantes por [[quilómetro quadrado|quilômetro quadrado]].
'''Densidade demográfica''', '''densidade populacional''' ou '''população relativa''' é a medida expressa pela relação entre a [[população]] e a superfície do [[território]], geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (plantas ou animais). É sempre expressa em habitantes por [[quilómetro quadrado|quilômetro quadrado]].


O país com a maior densidade populacional é o [[Mónaco|Mônaco]] e com a menor é a [[Mongólia]].
O país com a maior densidade populacional é o [[Mónaco|Mônaco]] e com a menor é a [[Mongólia]].

Revisão das 19h37min de 21 de setembro de 2018

Mapa coroplético colorido de acordo com a densidade populacional de cada país.

Como Calcular a Densidade demográfica. O cálculo da densidade demográfica é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, ou seja, do número de extensão do território de determinada área e dividida pelo número de habitantes. Tendo o resultado, lê-se: 100 habitantes por quilômetro quadrado.

Tóquio, a maior metrópole do mundo, possui uma das maiores densidades populacionais em cidades. Na foto, um dos cruzamentos mais movimentados do planeta.

Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (plantas ou animais). É sempre expressa em habitantes por quilômetro quadrado.

O país com a maior densidade populacional é o Mônaco e com a menor é a Mongólia.

Brasil

Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de 202 768 562 habitantes (2014)[1] em uma área de 8 515 767,049 km²,[2] resultando em uma densidade demográfica de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

A ocupação humana é maior no litoral ou numa zona até 520 quilômetros. Isto se explica porque no início da colonização brasileira estas foram as primeiras áreas a ser ocupadas. Nesta área é forte a presença econômica da indústria, da agropecuária enquanto que no interior, além da última, é notável a mineração. Em Minas Gerais e em São Paulo a ocupação humana seguiu este padrão, determinada pela colonização original de portugueses. No Sul a ocupação foi mais lenta e contou com a ajuda de italianos e alemães, devido à estruturação determinada pelo governo para a ocupação da região.

Na Região Norte ainda existem grandes vazios urbanos em função da gigante interiorização e de grandes áreas ainda intocadas, como a ocupada pela Floresta Amazônica.

Portugal

Segundo as recentes estatísticas, Portugal contava com uma população de 10.566.212 habitantes em 2005. Com uma área de 92.391 km², o país apresentava uma densidade populacional média de 115 hab/km², ou seja, a 66.ª posição mundial. No entanto, como acontece com a maioria dos países do globo, a população absoluta de Portugal não está distribuída regularmente por seu território — mais de 70% de sua população, ou mais de 7 milhões de habitantes, vive na Região litoral (região em que a densidade é bem maior do que 115 hab/km²).

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.