Cartucho egípcio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Tut cartouche infofocalpoint.gif|thumb|150px|Cartuchos de [[Tutancâmon]]; à esquerda o nome de nascimento e à direita o nome de coroação.]]
[[Ficheiro:Tut cartouche infofocalpoint.gif|thumb|150px|Cartuchos de [[Tutancâmon]]; à esquerda o nome de nascimento e à direita o nome de coroação.]]
Um '''cartucho''' <ref>Gazeta do Povo (Londrina): [http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1229928 Descoberto no Egito nome de faraó desconhecido]</ref><ref>Público.pt: [http://www.publico.pt/cultura/noticia/embarcacao-do-farao-queops-desenterrada-no-egipto-1500057 Embarcação do faraó Queóps desenterrada no Egipto]</ref><ref>[http://hieroglifos.com.sapo.pt/estudo.htm O estudo dos hieróglifos e a Pedra de Roseta]</ref> (ou '''cartela''') é um [[símbolo]] com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um [[faraó|rei]] do [[Antigo Egipto]].
Um '''cartucho''' <ref>Gazeta do Povo (Londrina): [http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1229928 Descoberto no Egito nome de faraó desconhecido]</ref><ref>Público.pt: [http://www.publico.pt/cultura/noticia/embarcacao-do-farao-queops-desenterrada-no-egipto-1500057 Embarcação do faraó Queóps desenterrada no Egipto]</ref><ref>[http://hieroglifos.com.sapo.pt/estudo.htm O estudo dos hieróglifos e a Pedra de Roseta]</ref> (ou '''cartela''') é um [[símbolo]] com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um [[faraó|rei]] do [[Antigo Egito]].


Em [[língua portuguesa|português]], a designação "cartucho" originou-se do [[língua francesa|francês]] "cartouche", termo cunhado pelos soldados de [[Napoleão Bonaparte]] na época da invasão ao [[Egipto]], quando notaram uma semelhança entre o desenho e os cartuchos das suas [[Projétil|balas]]. Na [[língua egípcia]] o cartucho era designado "chenu".
Em [[língua portuguesa|português]], a designação "cartucho" originou-se do [[língua francesa|francês]] "cartouche", termo cunhado pelos soldados de [[Napoleão Bonaparte]] na época da invasão ao Egito, quando notaram uma semelhança entre o desenho e os cartuchos das suas [[Projétil|balas]]. Na [[língua egípcia]] o cartucho era designado "chenu".


A partir da [[V dinastia egípcia|V dinastia]] os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como [[titulatura real egípcia|titulatura]]. Dois destes nomes eram escritos em [[hieróglifo]]s no interior dos cartuchos: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como ''nomen'' ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou ''prenomen'' ou nome do Rei do [[Alto Egipto|Alto]] e do [[Baixo Egipto]]).
A partir da [[V dinastia egípcia|V dinastia]] os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como [[titulatura real egípcia|titulatura]]. Dois destes nomes eram escritos em [[hieróglifo]]s no interior dos cartuchos: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como ''nomen'' ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou ''prenomen'' ou nome do Rei do [[Alto Egito|Alto]] e do [[Baixo Egito]]).


Os cartuchos derivam do círculo ''chen'', que simbolizava o [[Sol]] e a [[Eternidade]]. Surgem pela primeira vez na época da [[IV dinastia egípcia]].
Os cartuchos derivam do círculo ''chen'', que simbolizava o [[Sol]] e a [[Eternidade]]. Surgem pela primeira vez na época da [[IV dinastia egípcia]].

Revisão das 18h32min de 23 de fevereiro de 2019

Cartuchos de Tutancâmon; à esquerda o nome de nascimento e à direita o nome de coroação.

Um cartucho [1][2][3] (ou cartela) é um símbolo com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um rei do Antigo Egito.

Em português, a designação "cartucho" originou-se do francês "cartouche", termo cunhado pelos soldados de Napoleão Bonaparte na época da invasão ao Egito, quando notaram uma semelhança entre o desenho e os cartuchos das suas balas. Na língua egípcia o cartucho era designado "chenu".

A partir da V dinastia os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como titulatura. Dois destes nomes eram escritos em hieróglifos no interior dos cartuchos: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como nomen ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou prenomen ou nome do Rei do Alto e do Baixo Egito).

Os cartuchos derivam do círculo chen, que simbolizava o Sol e a Eternidade. Surgem pela primeira vez na época da IV dinastia egípcia.

Os sarcófagos e as câmaras funerárias do tempo da XVIII dinastia egípcia reproduziam a forma de um cartucho. Simbolicamente procurava-se proteger o corpo do rei com este símbolo.

No tempo de Aquenáton, o cartucho também foi usado para se inscrever o nome do deus Aton. A partir da XXI dinastia as mulheres que ocuparam o cargo de Adoradora divina de Amon também tiveram direito a colocar o seu nome de coroação numa cartela. A sua forma serviu igualmente como inspiração para objectos como anéis ou caixas. Existiram também cartuchos nos quais se inscreviam os nomes de reis e de cidades derrotados pelos Egípcios.

Referências