Wikipédia:Páginas para eliminar/Marcelo Costa Carvalho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 30: Linha 30:


{{eliminar}} As fontes são guias culturais noticiando apresentação do grupo que ele dirige, e algumas nem citam o biografado. Nenhuma notoriedade atestada, apenas profissional exercendo sua função. [[Usuário:Yanguas|<span style="color:#FF2400;font-family:Forte;font-size:12pt">Y</span><span style="color:#808080;font-family:Forte;font-size:10pt">anguas</span>]] <sup>[[Usuário Discussão:Yanguas|diz!]]-[[Especial:Contribuições/Yanguas|fiz]]</sup> 20h50min de 11 de fevereiro de 2021 (UTC)
{{eliminar}} As fontes são guias culturais noticiando apresentação do grupo que ele dirige, e algumas nem citam o biografado. Nenhuma notoriedade atestada, apenas profissional exercendo sua função. [[Usuário:Yanguas|<span style="color:#FF2400;font-family:Forte;font-size:12pt">Y</span><span style="color:#808080;font-family:Forte;font-size:10pt">anguas</span>]] <sup>[[Usuário Discussão:Yanguas|diz!]]-[[Especial:Contribuições/Yanguas|fiz]]</sup> 20h50min de 11 de fevereiro de 2021 (UTC)

:@[[Usuário(a):Yanguas|Yanguas]], quais fontes não citam o biografado? [[Usuário(a):MisterSanderson|Mr. Sand.]] ❧ [[Usuário(a) Discussão:MisterSanderson|Ano ⓬]] 21h19min de 13 de fevereiro de 2021 (UTC)
:@[[Usuário(a):Yanguas|Yanguas]], quais fontes não citam o biografado? [[Usuário(a):MisterSanderson|Mr. Sand.]] ❧ [[Usuário(a) Discussão:MisterSanderson|Ano ⓬]] 21h19min de 13 de fevereiro de 2021 (UTC)

{{Eliminar}} Como foi proposta uma análise das fontes do texto, fiz uma pequena consideração:
* VEJA RIO: o artigo é sobre a atração Trupicada, não sobre o biografado. Além disso, é apenas um informativo sem cobertura significativa.
* G1: a cobertura é voltada para o curso, não para o biografado. O único momento no qual o biografado é citado é quando a reportagem informa quem são os professores.
* Tribuna de Minas: novamente, a fonte cita o curso que é ofertado por Marcelo e por outros profissionais. Nada de significativo.
* Dia da Música: informativo de atração. Nada de significativo.
* G1 (2): participação do grupo Trupicada no MGTV.
* Zine Cultural: fonte inacessível. Além disso, pelo que aparenta, era simplesmente o informativo de um show agendado.
* AbaquarCult: novamente, sobre o grupo Trupicada, e não sobre o biografado.
* MTV Itália: mostra que uma música de um álbum do grupo Trupicada existe e a função do site seria fornecer a letra da canção, mas não há nenhuma cobertura sobre o grupo ou sobre o biografado.
* Cine-Theatro Central: novamente, sobre o grupo Trupicada.
* Associação Cavaleiros da Cultura: novamente, um informativo de atração do grupo Trupicada.
* Acessa.com: novamente, informativo de atração do grupo e relato de que haverá interdição de via.
* Rede Globo: fonte inexistente. Não encontrei no Archive. Além disso, era um informativo de atração também.
* Prefeitura de Juiz de Fora: notícia sobre eventos de carnaval, que conta com a participação do grupo.
* Café de Março: informativo de atração do grupo Trupicada 'no final de semana'. Mesma coisa das fontes anteriores.
* Ceará Notícia: informativo sobre evento da CAIXA Cultural. A fonte não cita o grupo e nem o artigo.

Concluo que as fontes apresentadas são insuficientes para conferir relevância, notoriedade e verificabilidade ao biografado, levando em conta que, quando não citam Marcelo como profissional ofertante de cursos, citam agendas relacionadas ao grupo Trupicada. [[Usuário:Lustmoon|Lustmoon]] ([[Usuário Discussão:Lustmoon|d]]) 12h52min de 14 de fevereiro de 2021 (UTC)


==== Conclusão do consenso ====
==== Conclusão do consenso ====

Revisão das 12h53min de 14 de fevereiro de 2021

Marcelo Costa Carvalho

Ferramentas: Marcelo Costa Carvalho (editar | discussão | histórico | afluentes | última edição | vigiar | informações | registros | registros do filtro de edições)
Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A)

Um "músico, cantor, produtor, diretor e pedagogo", mas não vi nada pra atender WP:CANTOR. Considerando as "fontes", trago pra avaliação da comunidade.

-- Sete de Nove msg 20h00min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)

Prazo do debate: 15 de fevereiro de 2021 às 20:00 (UTC) (Se transformada em votação, 7 dias a partir da data e hora em que o período de consenso foi finalizado).

Seção de discussão

O que está errada nessa página? Gostaria que por favor me indicasse o erro para poder entender e se possível arrumar a página. --NI Ventur (discussão) 20h41min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)

Pergunta Citação: 79a escreveu: «Considerando as "fontes", trago pra avaliação da comunidade.» Qual é o problema que você enxerga nas fontes? Não ficou clara para mim sua contestação, pode por favor elaborar?--Mr. Sanderson 20h29min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)

MisterSanderson, considerando que tem muitas fontes, o que não garante notoriedade, do contrário tinha ido por WP:A4. Sds -- Sete de Nove msg 20h44min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)
@79a, as muitas fontes não permitem que o artigo se enquadre nos Critérios Gerais de Notoriedade, ao invés dos específicos/temáticos? Porquê não? Mr. Sanderson 01h51min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC)
MisterSanderson, o CGN diz: "presumido como notável": a existência de cobertura substantiva em fontes secundárias independentes é critério de presunção de notoriedade, embora não seja garantia da mesma. Essas "fontes" são "cobertura substantiva"? Só isso garante alguma "notoriedade"? É pra isso que abri essa EC, pra saber a opinião da comunidade, pois eu não vi "cobertura substantiva", nem "notoriedade"! -- Sete de Nove msg 10h26min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC)
@79a, vejamos as fontes: Veja Rio (Rio de Janeiro - RJ), G1 Zona da Mata (MG), Tribuna de Minas (Juiz de Fora - MG), Cavaleiros da Cultura (Nacional - Brasil), Ceará é Notícia (CE), e até mesmo MTV da Itália (!). Me parece uma cobertura bem substantiva: eu não tenho uma cobertura invejável dessas. Ou porventura você leu os artigos usados como referência e eles apenas mencionam o nome do artista de passagem, sem aprofundar sobre ele nem sobre as bandas/projetos de que ele faz, ou fez parte? Tratam-se de press releases sem graça multiplicados por agências de notícias? Mr. Sanderson 13h16min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC)

Pergunta Citação: 79a escreveu: «considerando que tem muitas fontes, o que não garante notoriedade, do contrário tinha ido por WP:A4» E o que posso fazer então para garantir a notoriedade do meu artigo? Gostaria de entender o problema e se possível resolvê-lo. --NI Ventur (discussão) 21h20min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)

Informar, com fontes fiáveis e independentes, quais prêmios ou outros pontos de WP:CANTOR que ele atende, porque eu não vi nenhum! -- Sete de Nove msg 21h23min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)

Pergunta Citação: 79a escreveu: «Informar, com fontes fiáveis e independentes, quais prêmios ou outros pontos de WP:CANTOR que ele atende, porque eu não vi nenhum!» Ele é cantor na banda que ele mesmo produz a "Trupicada", acredito que isso tenha ficado claro, caso contrário posso editar no texto se for o caso. comentário não assinado de NI Ventur (discussão • contrib) 10h26min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC) (UTC)

@NI Ventur: E "ser cantor na banda que ele mesmo produz" é algo de "notório"? Pelo contrário, é apenas WP:TRANSMITE, e a própria banda parece não ter notoriedade alguma! Ainda não mostrou qual dos nove itens de CANTOR ele atende! São NOVE, ele atende algum? -- Sete de Nove msg 10h26min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC)

Pergunta 79a Se o problema é apenas no fato de estar na categoria de cantor, você pode me falar e não precisa ser grosseiro para isso, se você colocar no google o nome da banda existem inúmeras matérias sobre ela, pois é muito conhecida no cenário infantil de Juiz de Fora em Minas, já saiu em várias matérias, inclusive G1 da Globo, que até onde sei não pode ser comprada. Se for o caso posso tirara-lo da categoria de cantor, mas ele continuará fazendo parte de uma banda que tem notoriedade e que está aparecendo na mídia há mais de 10 anos. --NI Ventur (discussão) 13h58min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC)

Eliminar As fontes são guias culturais noticiando apresentação do grupo que ele dirige, e algumas nem citam o biografado. Nenhuma notoriedade atestada, apenas profissional exercendo sua função. Yanguas diz!-fiz 20h50min de 11 de fevereiro de 2021 (UTC)

@Yanguas, quais fontes não citam o biografado? Mr. Sand.Ano ⓬ 21h19min de 13 de fevereiro de 2021 (UTC)

Eliminar Como foi proposta uma análise das fontes do texto, fiz uma pequena consideração:

  • VEJA RIO: o artigo é sobre a atração Trupicada, não sobre o biografado. Além disso, é apenas um informativo sem cobertura significativa.
  • G1: a cobertura é voltada para o curso, não para o biografado. O único momento no qual o biografado é citado é quando a reportagem informa quem são os professores.
  • Tribuna de Minas: novamente, a fonte cita o curso que é ofertado por Marcelo e por outros profissionais. Nada de significativo.
  • Dia da Música: informativo de atração. Nada de significativo.
  • G1 (2): participação do grupo Trupicada no MGTV.
  • Zine Cultural: fonte inacessível. Além disso, pelo que aparenta, era simplesmente o informativo de um show agendado.
  • AbaquarCult: novamente, sobre o grupo Trupicada, e não sobre o biografado.
  • MTV Itália: mostra que uma música de um álbum do grupo Trupicada existe e a função do site seria fornecer a letra da canção, mas não há nenhuma cobertura sobre o grupo ou sobre o biografado.
  • Cine-Theatro Central: novamente, sobre o grupo Trupicada.
  • Associação Cavaleiros da Cultura: novamente, um informativo de atração do grupo Trupicada.
  • Acessa.com: novamente, informativo de atração do grupo e relato de que haverá interdição de via.
  • Rede Globo: fonte inexistente. Não encontrei no Archive. Além disso, era um informativo de atração também.
  • Prefeitura de Juiz de Fora: notícia sobre eventos de carnaval, que conta com a participação do grupo.
  • Café de Março: informativo de atração do grupo Trupicada 'no final de semana'. Mesma coisa das fontes anteriores.
  • Ceará Notícia: informativo sobre evento da CAIXA Cultural. A fonte não cita o grupo e nem o artigo.

Concluo que as fontes apresentadas são insuficientes para conferir relevância, notoriedade e verificabilidade ao biografado, levando em conta que, quando não citam Marcelo como profissional ofertante de cursos, citam agendas relacionadas ao grupo Trupicada. Lustmoon (d) 12h52min de 14 de fevereiro de 2021 (UTC)

Conclusão do consenso