II Crônicas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Rodrigoluz1976 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
{{Antigo Testamento}}
{{Antigo Testamento}}
'''II Crônicas''' é um dos livros históricos do [[antigo testamento]] da [[Bíblia]]. Possui 36 capítulos.
'''II Crônicas''' é um dos livros históricos do [[antigo testamento]] da [[Bíblia]]. Possui 36 capítulos. Narra acontecimentos de um período da história dos judeus, desde o reinado de [[Salomão]] por volta de [[970 a.C.]], até a destruição do [[Reino de Judá]] por [[Nabucodonosor]], imperador da [[Babilônia]], fato ocorrido em torno de [[586 a.C.]].

Embora seja incerta a sua autoria, a tradição judaica afirma que o livro de II Crônicas teria sido escrito por [[Esdras]], por volta de [[430 a.C.]], o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o exílio babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

Todavia, o seu enfoque central é no reinado de Salomão, contendo um detalhado registro da construção do templo, cumprindo a promessa feita a seu pai, [[David]].

Com o cisma ocorrido após a morte de Salomão, em torno de [[930 a.C.]], no reinado de [[Roboão]], o livro relata a história dos reis que governaram Judá, os quais muitas das vezes afastaram-se dos mandamentos divinos, tolerando ou introduzindo a [[idolatria]] entre o povo, o que importava em castigos, sofrimentos e derrotas militares para as nações vizinhas.

A partir de então, os principais pontos de destaque do livro seriam os reinados de [[Asa]] e de [[Josafá]], a morte de [[Acabe]], o reinado de [[Uzias]], a destruição do [[Reino de Israel]] pelos [[assírios]], o reinado de [[Ezequias]] e a resistência de [[Jerusalém]] ao cerco de [[Senaqueribe]], o reinado de [[Josias]], o achado do livro da [[lei mosaica]] e a derrota de Judá pela Babilônia.

Um trecho bem representativo do livro e que expressa o seu propósito seria o verso 14 do capítulo 7 que assim diz:

''E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.''



{{esboço-bíblia}}
{{esboço-bíblia}}

Revisão das 14h46min de 4 de outubro de 2007

Predefinição:Antigo Testamento II Crônicas é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia. Possui 36 capítulos. Narra acontecimentos de um período da história dos judeus, desde o reinado de Salomão por volta de 970 a.C., até a destruição do Reino de Judá por Nabucodonosor, imperador da Babilônia, fato ocorrido em torno de 586 a.C..

Embora seja incerta a sua autoria, a tradição judaica afirma que o livro de II Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o exílio babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

Todavia, o seu enfoque central é no reinado de Salomão, contendo um detalhado registro da construção do templo, cumprindo a promessa feita a seu pai, David.

Com o cisma ocorrido após a morte de Salomão, em torno de 930 a.C., no reinado de Roboão, o livro relata a história dos reis que governaram Judá, os quais muitas das vezes afastaram-se dos mandamentos divinos, tolerando ou introduzindo a idolatria entre o povo, o que importava em castigos, sofrimentos e derrotas militares para as nações vizinhas.

A partir de então, os principais pontos de destaque do livro seriam os reinados de Asa e de Josafá, a morte de Acabe, o reinado de Uzias, a destruição do Reino de Israel pelos assírios, o reinado de Ezequias e a resistência de Jerusalém ao cerco de Senaqueribe, o reinado de Josias, o achado do livro da lei mosaica e a derrota de Judá pela Babilônia.

Um trecho bem representativo do livro e que expressa o seu propósito seria o verso 14 do capítulo 7 que assim diz:

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.