Jeosafá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Josafá)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo futebolista brasileiro conhecido como Josafá, veja Josafá Braga dos Santos.
Josafá
Rei de Judá
Josafá e Ezequias no El Escorial
Reinado 873 a 849 a.c.
Consorte  ???
Antecessor(a) Asa, seu pai
Sucessor(a) Jorão, seu filho
 
Dinastia Casa de Davi
Nome completo
Jeosafát
Nascimento  ???
Jerusalem
Morte 849 AC
Jerusalém
Sepultamento Sepulcro dos Reis
Filho(s) Jorão, Micael, etc.
Pai Asa
Mãe Azuba[1]

O rei Jeosafá ou Jeosafat (que significa “Jeová É Juiz”) foi o 4º rei de Judá e reinou durante 25 anos. Era filho de Asa e Azuba.

Durante o seu reinado, houve grande combate à idolatria, pois destruiu os altos, quebrou as estátuas, e outros. Conquistou Edom e fez reformas militares, políticas e religiosas.

Durante o seu reinado, também houve aliança com o rei Acabe, de Israel, na batalha contra os sírios onde o rei Acabe foi morto, e também com Acazias, para que se construíssem barcos que fossem a Társis pegar ouro, mais foi repreendido pelo profeta Jeú, que disse: Porquanto te aliastes com os que aborrecem ao Senhor, o senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não chegaram em Tarsis. Seu filho Jorão reinou em seu lugar. No ano 853 a.C. aconteceu a famosa batalha de Carcar. A coalizão de 2 reis vizinhos de Judá e Israel lutou a fim de entravar a força inundante da Assíria. Salmaneser III alardeou depois a sua vitória, mas os historiadores partam de um empate, visto que Salmaneser não conquistou pais algum e voltou somente depois de quatro anos para essa região. Israel participou com o maior contingente de carros de guerra, enquanto Judá nem está alistado sequer. Presume-se por isso, que Josafá talvez participou como aliado de rei Acabe de Israel, aumentando o exército dele.

Precedido por
Asa
Rei de Judá:
25 anos
Sucedido por
Jeorão

Referências

  1. 1 Livro dos Reis 22.42