Edom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Edom (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Reino de Edom ca. 830 a.C.

Edom (em hebraico: אֱדוֹם, hebraico moderno: Edom, tiberiano: Edom, "vermelho"; assírio: Udumi; siríaco: ܐ ܕ ܘ ܡ; grego: Ἰδουμαία, Idoumaía; latim: Idumæa ou Idumea) foi um reino ao sul da Jordânia no primeiro milênio a.C na Idade do Ferro. A região tem muito arenito avermelhado, que pode ter dado origem ao nome Edom, tambem vindo do povo da linhagem de Esaú que era um homem ruivo por isso ,a origem dos edomitas.

Edom na antiguidade[editar | editar código-fonte]

Edom (hebreu : אֱדוֹם, Edom, ʾĔḏôm, "vermelho") é um nome dado a Esaú na Bíblia Hebraica, bem como à nação descendente dele. O nome da nação em assírio foi Udumi; em siríaco ܐܕܘܡ; em grego Ἰδουμαία, Idoumaía, e em latim, Idumæa ou Idumea, de onde vem o termo português Idumeia.

Os edomitas foram um grupo tribal vizinhos de Judá ao sul, de língua semítica habitantes do Deserto de Negev e do vale de Arabá do qual é hoje o sul do Mar Morto e vizinho ao Jordão. A região tem muitos arenitos avermelhados, o que pode ter levado à origem do nome "Edom". A nação de Edom é conhecida por ter sobrevivido aos séculos IX-VIII a.C., e a Bíblia o data muitos séculos antes desses. Provas arqueológicas recentes podem indicar uma nação edomita tão antiga quanto ao XI a.C.. A nação deixou de existir no decorrer das Guerras judaico-romanas.