Peca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o distrito peruano, veja La Peca (distrito).
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Dezembro de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Peca
Nascimento Século VIII a.C.
Morte 732 a.C.
Cidadania Reino de Israel
Ocupação monarca

Peca ou Faceia foi o 18º e penúltimo rei de Israel no século VIII a.C.. Foi filho de Remalias e subiu ao trono após assassinar Pecaías, seu antecessor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Peca fez alianças com a Síria e com Judá para se livrar da Assíria, mas apenas Rezim, rei da Síria, aceitou o convite. Acaz, rei de Judá, havia recusado a aliança, fazendo com que Peca e Rezim marchem até o sul para cercarem Jerusalém, onde ocorreu a crise sírio-efraimita (735 a.C. - 732 a.C.). Ouvindo sobre a rebelião criada por Peca, o rei assírio Tiglate-Pileser III marchou ao norte e tomou quase todas as cidades de Israel[1]. Depois de 2 anos, Acaz pediu a Tiglate-Pileser III que livrasse de Peca e Rezim, que o livrou expulsando-os.

Peca retornou para Samaria, mas foi assassinado por Oseias, fazendo com que Tiglate-Pileser III não destruisse Israel inteiramente.

Referências

  1. «II Reis 15:29» 
Precedido por
Pecaías
Rei de Israel
752 a.C.732 a.C. (20 anos)
Sucedido por
Oseias
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.