Espiridão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Santo Espiridão de Tremetousia, o Taumaturgo
Ícone de Santo Espiridão.
Nascimento c. 270 em Ascia, Império Romano (hoje Asha, Chipre)
Morte 348 em Tremetousia, Império Romano (hoje no Chipre)
Veneração por Igreja Ortodoxa
Igreja Católica Romana
Festa litúrgica 12 de dezembro[1] (Igreja Ortodoxa)
14 de dezembro (Igreja Católica Romana)
Padroeiro Oleiros, Corfu, Pireu
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santo Espiridão o Taumaturgo, (em grego: Ἃγιος Σπυρίδων) (c. 270348) foi um bispo do Chipre, considerado santo pelas igrejas católicas romana e ortodoxa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Santo Espiridão nasceu em uma família cristã no final do século III, por volta de 270, na Ilha do Chipre. Sabe-se que ele passou os primeiros anos de sua vida nos montes, como pastor do gado de seu pai.

Espiridão era um dos confessores cristãos a quem o imperador Maximino ordenou que retirassem o olho direito, cortaseem o nervo, amarrassem a perna esquerda e condenassem a trabalhar nas minas. Ele permaneceu no seu exílio por alguns anos, até que, após a morte do imperador, conseguiu retornar ao Chipre, onde novamente exerceu o ofício de pastor. Casou-se e teve uma filha, mas cedo se tornou viúvo, e sua filha faleceu.[2] Na época do reinado de Constantino o Grande, quando o bispo de Tremetousia morreu, o povo e o clero em uma só voz saudaram Espiridão como seu sucessor. Embora ele tenha invocado sua incapacidade para o cargo, ele recebeu as ordens sagradas e foi subsequentemente consagrado bispo.

Em 325, participou do Primeiro Concílio de Niceia, onde interveio contra o arianismo, e nos Concílios de Alexandria em 340 e de Sárdica em 343.[3] Morreu em 12 de dezembro de 348 e foi enterrado no Templo dos Santos Apóstolos de Tremetousia.

Referências

  1. Great Synaxaristes: Ὁ Ἅγιος Σπυρίδων ὁ Θαυματουργός Ἐπίσκοπος Τριμυθοῦντος Κύπρου. 12 Δεκεμβρίου. ΜΕΓΑΣ ΣΥΝΑΞΑΡΙΣΤΗΣ.(em grego)
  2. Православный Церковный календарь: СВЯТИТЕЛЬ СПИРИДОН ТРИМИФУНТСКИЙ (em russo)
  3. Catholic.net: Espiridón de Tremitunte, Santo (em espanhol)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Espiridão