Estrada de Ferro Bahia e Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estrada de Ferro Bahia-Minas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Estrada de Ferro Bahia e Minas[1] (EFBM) era uma linha ferroviária brasileira que ligava o nordeste de Minas Gerais ao sul da Bahia.

História[editar | editar código-fonte]

A Estrada de Ferro Bahia e Minas teve como diretriz a ligação do arraial de Ponta de Areia, próximo à cidade de Caravelas no litoral sul da Bahia, à cidade de Araçuaí no interior de Minas Gerais, numa extensão de aproximadamente 600 km.

Este ramal ferroviário foi implantado por volta de 1882 pela Estrada de Ferro da Bahia em parceria com o Governo de Minas Gerais tendo como principal objetivo a exploração e transporte de madeira, e em especial dormentes, para as demais ferrovias, tendo como cliente predominante a própria Estrada de Ferro da Bahia, e como estratégia um porto de exportação a ser instalado em Caravelas.

Posteriormente a concessão foi transferida para a Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de l'Est Brésilien (CCFFEB). Como o comércio de madeira não teve continuidade, nem o porto de Caravelas foi efetivamente implantado, foram propostas outras atividades econômicas para a viabilização da ferrovia, com ênfase no comércio de café, que, devido às seguidas crises econômicas nâo teve prosperidade. A partir dessa configuração a ferrovia foi incorporada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB), em seguida transferida ao Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF) e à Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO), e finalmente pela Rede Ferroviária Federal S.A. quando foi desativada em 1966.[2]

Referências

  1. «DECRETO N. 523 - DE 26 DE JUNHO DE 1890». Senado Federal do Brasil. Consultado em 17 de janeiro de 2013. 
  2. «Estados de Minas Gerais e Bahia». Consultado em 23 de setembro de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]