Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prédio da Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia (FO/UFRGS) é uma das unidades de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundada em 1898, é responsável pelas graduações em Odontologia e Fonoaudiologia, possuindo ainda 8 cursos de pós-graduação em área de concentração em clínica odontológica e outras duas em Patologia Bucal e Saúde Coletiva, além disso, possui 8 especializações e seus programas de Residência Integrada em Saúde Bucal (RISB) com quatro áreas de atuação: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Estomatologia, Periodontia e Saúde da Família e Comunidade. Sua graduação em Odontologia tem sido constantemente apontada como uma das mais qualificadas do Brasil, tendo o Hospital de Ensino Odontológico[1] e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre como hospitais-escola. Inicialmente sediada no icônico prédio situado na rua Sarmento Leite, transferiu suas atividades para sua nova sede no Campus Saúde, junto do Hospital de Clínicas, em 1972.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1898 a Faculdade de Odontologia da UFRGS pode ser dividida em cinco diferentes períodos.

Desde o seu início, em 1898, como Curso de odontologia no andar térreo da Faculdade de Medicina, até os dias atuais, como uma Faculdade expressiva no país, aconteceram uma série de mudanças e transformações.

Essas sempre tiveram o objetivo de, com excelência, adequar os cirurgiões-dentistas em formação à realidade da população a que serviriam.

Primeiro Período

(1898-1922)

O ensino odontológico era artesanal, usava o método preceptor-aprendiz, desenvolvido por profissionais dedicados e por alunos que aprendiam por observação, tentativas de imitação e repetição. Foi uma fase empírica do ensino.

Segundo Período

(1932-1949)

Este segundo período histórico caracterizou-se pelo entusiasmo de professores idealistas na luta para substituir e empirismo e artesanato pela ciência e pela técnica que transformaram a odontologia em profissão de nível superior plenamente integrada à saúde.

Terceiro Período

(1949-1972)

Em um período de transformações, um pouco antes da federalização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o curso de Odontologia passou de Escola para Faculdade, tendo sua duração aumentada de três para quatro anos e mudando-se para as novas e atuais instalações na Rua Ramiro Barcelos, Bairro Santana - Porto Alegre.

Quarto Período

(1972-2004)

A reforma Universitária Nacional norteou uma grande mudança no currículo em 1983, que objetivou a integração do cirurgião-dentista na realidade sócio-econômica, com foco em uma odontologia preventiva e social e buscando soluções alternativas para os problemas de saúde bucal da população.

Quinto Período

Novo Ciclo (2005)

"A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, o ensino hoje realizado na Faculdade de Odontologia tem por objetivo a formação de um profissional crítico, capaz de atuar no sistema de saúde vigente, com conceitos de integralidade de atenção, construindo a identidade do cuidador. A profunda reforma curricular realizada faz do currículo da Odontologia da UFRGS um modelo inovador, estimulador do alunado para que o 'aprender a aprender' seja a tônica. Temos certeza de que essa é a formação do profissional cidadão tão desejada no nosso país." (Prof. Cassiano K. Rösing).

Alunos notáveis[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista que reúne alunos da Faculdade de Odontologia (UFRGS) que frequentaram:

  • Dr. Edela Puricelli, Professora e Pesquisadora.
  • Germano Rigotto, político e ex-governador do RS

Fotografias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Faculdade de Odontologia — odontologia». www.ufrgs.br. Consultado em 26 de março de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.