Federação Portuguesa de Naturismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) é a entidade coordenadora da actividade naturista e nudista em Portugal, federando vários clubes e associações.

Promove também a prática naturista e nudista com o objectivo de desenvolver a saúde física e mental do homem através de meios naturais, privilegiando o contacto com a natureza.

"O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente."

História[editar | editar código-fonte]

A FPN foi fundada a 1 de Março de 1977, numa reunião realizada em Lisboa. A 22 de Abril desse ano, foi feita a escritura pública. Inicialmente a sede da FPN foi cedida por um dos seus fundadores localizando-se na Rua de S. Bento, n.º 31 em Lisboa.

Desde a sua fundação que a FPN pediu a sua adesão à INF/FNI – Federação Naturista Internacional vindo a ser aceite em Outubro de 1977 tendo participado logo no ano seguinte no respectivo Congresso Mundial, já com direito a voto.

Desde o início que a FPN procurou estabelecer contactos com vista ao desenvolvimento legal da prática em Portugal. Na sua batalha pelo reconhecimento do Naturismo só em 1988 a FPN conseguiu ver discutida e aprovada na Assembleia da República, a primeira Lei Naturista em Portugal.

Até hoje a FPN alcançou importantes conquistas. As leis de 92/88, 24/94 e a mais actualizada lei 53/2010 de 20 de Dezembro de 2010 que introduziu a diminuição da distância para 750 metros e deixou de limitar a quantidade de praias por concelho.

A oficialização das praias:

Passando pela abertura do primeiro horário naturista numa piscina municipal e num health-club, além do apoio ao desenvolvimento de infraestruturas de alojamento turístico.

Actualmente a FPN organiza anualmente uma sessão de piscina para comemorar o seu aniversário sendo as restantes sessões organizadas por um Clube associado.

Actividade[editar | editar código-fonte]

A FPN é a única entidade acreditada em Portugal para a emissão do "Cartão de Identidade Naturista", reconhecido pela INF / FNI como Cartão Naturista Internacional.

A Federação Portuguesa de Naturismo congrega, actualmente, o Clube Naturista do Centro, o Clube Naturista do Algarve e a Sociedade Portuguesa de Naturalogia.

O Núcleo dedicado particularmente aos Jovens – JPN – Jovens Pelo Naturismo, encontra-se temporariamente sem actividade.

A FPN aceita como seus membros todas as pessoas que partilham dos seus princípios e se revêm nos objectivos inscritos nos seus Estatutos e Regulamentos.

Para além do seu website a FPN mantêm um blog em língua Portuguesa, um Blog em língua Inglesa e um forum.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Núcleos da FPN

Clubes Federados na FPN

Forum

Blogs Naturistas


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.