Fonte da Telha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia da Fonte da Telha

Vista geral da Praia da Fonte da Telha

Localização
Coordenadas
Banhado por
Localização
Parte de
Descrição
Tipo de praia
Oceânica
Banhada por
Faixa de areia
Sim
Funcionamento
Acesso público
Fácil
Mapa

Fonte da Telha é uma praia de grande extensão do litoral português, na Península de Setúbal, partilhada entre os municípios de Almada e Sesimbra (repetivamente pelas freguesias de Costa de Caparica e Castelo (Sesimbra)).[1] Situada numa enseada da Mata Nacional dos Medos (ou Pinhal do Rei), da zona da Fonte da Telha avistam-se dois cabos: à esquerda o Cabo Espichel e à direita o Cabo Raso.

Nela existe uma importante comunidade piscatória originária da zona sul da Charneca de Caparica e que se fixou ali em finais do séc. XIX. Além da atividade piscatória a Fonte da Telha é um local de veraneio, onde existem nove praias vigiadas, restaurantes, bares, escolas de atividade náutica, e um centro de mergulho. É o terminal sul do minicomboio da Caparica. Numa das extremidades da praia pratica-se o naturismo, na praia da Adiça, perto da Lagoa de Albufeira.

História[editar | editar código-fonte]

A Fonte da Telha foi habitada, inicialmente, por mestres de arte xávega que foram eles: Mané Pataia e Zé do Florinda, desde meados do século XIX.

As primeiras noticias publicadas sobre os habitantes da Fonte da Telha remontam a 1889. Saiu no jornal Correio do Sul e fala sobre uma desordem entre os pescadores de mar — companhias de pesca — que pescavam com artes valencianas, e os pescadores mareantes habitantes da Fonte da Telha, Charneca de Caparica, Vila Nova de Caparica e Costa de Caparica.

Os mestres das artes xávega trouxeram consigo camaradas e suas famílias, e, juntamente com as gentes da Charneca de Caparica, povoaram a zona da Fonte da Telha.

No inicio do século XX já habitavam muitas famílias na Fonte da Telha: a família dos Santos (descendentes do Mané Pataia), a dos Silvas descendentes do Zé da Florinda, a do Zé Duque, as do Dionísio, mais os Zegas, os Figueiredos, os Luís, os Silvérios, os Faustinos, os Duques “Latróias”, os Rodrigues, e os Xavier “Grazinas”.

Referências

  1. Praia da Fonte da Telha in Guia da Cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]