Felix Hoppe-Seyler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
janeiro de 2015 cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Felix Hoppe-Seyler
Fisiologia, química
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 26 de dezembro de 1825
Local Freyburg
Morte 10 de agosto de 1895 (69 anos)
Local Wasserburg am Bodensee
Atividade
Campo(s) Fisiologia, química
Alma mater Universidade de Halle-Wittenberg, Universidade de Leipzig

Immanuel Ernst Felix Hoppe-Seyler (Freyburg, 26 de dezembro de 1825Wasserburg am Bodensee, 10 de agosto de 1895) foi um fisiologista e químico alemão.

Estudou medicina em Halle e Leipzig e recebeu seu doutorado médico de Berlim. Hoppe-Seyler preferiu a investigação científica na área de medicina, e mais tarde ocupou cargos na anatomia, aplicado a química e química fisiológica. Um de seus alunos era bem conhecido, Friedrich Miescher.

Suas numerosas investigações incluem estudos de sangue, hemoglobina, pus, bile, leite, e de urina. Hoppe-Seyler foi o primeiro cientista a descrever a absorção óptica do pigmento vermelho do sangue e as suas duas bandas distintas de absorção, além de reconhecer o caráter vinculativo do oxigênio aos eritrócitos assim como a função da hemoglobina, a qual, por sua vez, gera o composto oxihemoglobina. Hoppe-Seyler foi capaz de obter hemoglobina em forma cristalina, e confirmou que continha ferro.

Hoppe-Seyler também realizou estudos sobre a clorofila, isolando várias proteínas. Foi o primeiro a purificar a lecitina e a determinar sua composição. Foi um dos fundadores da bioquímica, química fisiológica e biologia molecular, e seus trabalhos levaram a avanços na química orgânica pelos seus alunos e por Paul Ehrlich. Morreu em Wasserburg am Bodensee, no Reino da Bavária.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.