Fighting Force

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fighting Force
Fighting Force
Capa da versão norte-americana.
Produtora(s) Core Design
Editora(s) Eidos Interactive (PS, Win)
Crave Entertainment (N64)
Compositor(es) Yuzo Koshiro
Série Fighting Force
Plataforma(s) PlayStation
Windows
Nintendo 64
PlayStation Network
Lançamento PlayStation
Windows
Nintendo 64
PlayStation Network
Gênero(s) Beat 'em up
Modos de jogo Single Player e Multiplayer
Fighting Force 2

Fighting Force (conhecido no japão como Metal Fist) é um jogo eletrônico em 3D de beat 'em up, desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive. Foi lançado para PlayStation, Microsoft Windows e Nintendo 64. Anunciado logo após a Core se tornar uma desenvolvedora de sucesso através do sucesso comercial e crítico de Tomb Raider, o Fighting Force era altamente esperado, mas recebeu críticas mistas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Os quatro personagens têm várias razões para enfrentar o Dr. Dex Zeng, um mentor criminoso com um exército sob seu comando, que previu que o mundo terminaria em 2000. Após a véspera de Ano Novo de 1999, o Dr. Zeng acreditava que havia um erro. impedindo o apocalipse, então decide corrigi-lo, destruindo o próprio mundo.[2] A ação começa com um cordão policial em torno dos arranha-céus do escritório de Zeng, movendo-se para locais como shopping, metrô e base da Guarda costeira antes de finalmente terminar no topo da sede da ilha de Zeng.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A Core Design colaborou com dez codificadores da EA Japan na criação do jogo.[3]

O enredo e o design dos personagens foram feitos por Marc Silvestri. O personagem do Dr. Zeng foi inspirado em Heaven's Gate.[4]

Originalmente, a Core Design lançou o jogo para a Sega como um possível quarto jogo da série Streets of Rage da Sega. A Sega recusou; segundo a Core, a Sega explicou que tinha seus próprios planos para continuar a série.[2] A Core optou por continuar com o jogo como um título independente e multiplataforma; e começou a trabalhar nele.[2] Além das versões PlayStation, Windows e Nintendo 64, uma versão Sega Saturn foi desenvolvida e, eventualmente, concluída. Depois que a Eidos decidiu não publicar esta versão, a Sega Europe garantiu os direitos de publicação e anunciou uma data de lançamento na Europa em novembro de 1997.[5] No entanto, foi cancelado. Um protótipo inicial, com designs de personagens mais antigos, vazou em novembro de 2008.[6]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Fighting Force for PC». GameSpot. Consultado em 19 de outubro de 2010 
  2. a b c Yeo, Matt (julho de 1997). "Fighting Force". Sega Saturn Magazine. Nº 21. Emap International Limited. pp. 16–19.
  3. Rider, David; Semrad, Ed (abril 1997). "Core". Electronic Gaming Monthly. Nº 93. Ziff Davis. p. 75.
  4. "A Force to Be Reckoned With". Electronic Gaming Monthly. Nº 96. Ziff Davis. julho de 1997. pp. 87–88.
  5. "Fighting Force (preview)". Sega Saturn Magazine. Nº 25. novembro 1997. pp. 26–27.
  6. «Fighting Force Unreleased ? Not really :D». Satakore.com (em inglês). Consultado em 6 de junho de 2020 
  7. a b c d «Fighting Force for PlayStation». GameRankings. Consultado em 25 de outubro de 2009