Tomb Raider (jogo eletrônico de 1996)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o jogo inicial da série. Para ver a série, veja Tomb Raider. Para o jogo de 2013, veja Tomb Raider (jogo eletrônico de 2013).
Tomb Raider
Desenvolvedora(s) Core Design
Publicadora(s) Eidos Interactive
Diretor(es) Mike Schmitt
Projetista(s) Toby Gard
Escritor(es) Vicky Arnold
Programador(es) Paul Douglas
Artista(s) Toby Gard
Compositor(es) Nathan McCree
Plataforma(s) MS-DOS
PlayStation
Sega Saturn
Série Tomb Raider
Conversões/
relançamentos
Android
iOS
Mac OS
Microsoft Windows
N-Gage
Data(s) de lançamento Sega Saturn
  • EU 25 de outubro de 1996
  • AN 14 de novembro de 1996
  • JP 24 de janeiro de 1997
PlayStation
  • AN 14 de novembro de 1996
  • EU 22 de novembro de 1996
  • JP 14 de fevereiro de 1997
MS-DOS
  • AN 14 de novembro de 1996
  • EU 22 de novembro de 1996
Gênero(s) Ação-aventura
Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Tomb Raider II

Tomb Raider é umjogo eletrônico de ação-aventura e plataforma desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive. Ele foi lançado originalmente em 1996 para o Sega Saturn, e depois para o MS-DOS e PlayStation. Tomb Raider também foi lançado para o mercado de portáteis, com versões para o Windows Mobile Professional, em 2002, e para o Nokia N-Gage em 2003. Tomb Raider segue a história de Lara Croft, uma arqueóloga inglesa à procura de tesouros antigos, assim como Indiana Jones. O jogo foi um grande sucesso comercial e recebeu ótimas críticas e foi bastante influente.[1] Este jogo foi sucedido por uma quantidade muito grande de jogos e mídias relacionadas.

Jogo[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

Em Tomb Raider, o jogador controla a arqueóloga Lara Croft. O jogo apresenta em um mundo totalmente em 3D uma série de tumbas, calabouços e outras localizações, por onde o jogador tem de guiar Lara, matando animais perigosos e outras criaturas sobrenaturais, enquanto coleta objetos e resolve enigmas. Nos jogos mais recentes, os alvos de Lara têm sido humanos, levando muitos críticos a afirmar que o jogo era demasiado violento. Tomb Raider tornou-se um clássico jogo de plataforma.

Características[editar | editar código-fonte]

Lara pode correr, saltar, pendura-se em bordas, dar cambalhotas, nadar, empurrar objetos e interagir com alguns elementos do cenário. Lara tem como armas duas pistolas com munição infinita. Há também uma caçadeira, duas magnums e duas Uzis que podem ser encontradas no decorrer do jogo.

Existem inúmeros inimigos e armadilhas letais durante a aventura. Há vários tipos de quebra-cabeças no jogo. O jogador encontra medicamentos, munição e, algumas vezes, novas armas.

O primeiro jogo da série foi publicado pela Eidos Interactive para PlayStation, Sega Saturn e para PC. Foi um dos jogos responsáveis pela ascensão da Sony na indústria dos videogames.

História[editar | editar código-fonte]

Lara Croft está em busca de um artefato dividido em três peças, conhecido como Scion. Lara foi contratada por Jacqueline Natla, uma empresária bem sucedida. Lara começa sua aventura em Vilacabamba, cidade do Peru, e depois parte para Grécia, Egito e o lendário continente perdido de Atlântida.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]