Flog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um flog (também fotolog, fotoblog ou fotoblogue) é um registo publicado na World Wide Web com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog. Ainda se pode colocar legendas retratando momentos bons de lazer. É parecido com um blog mas a diferença é: predominam fotos ao invés de texto.

A palavra é uma abreviação de fotolog, que por sua vez surge da justaposição de "foto" e "blog" (do inglês, diário).

O flog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas sendo disponibilizadas na Internet por servidores exclusivos ou usuários comuns.

Os sistemas de criação e edição de flogs são muito atrativos pelas facilidades que eles têm, pois não é preciso ter conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los, ao invés de seus sites pessoais.

Num flog, o principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, já que as pessoas que visitam o site podem geralmente fazer comentários, sugestões ou críticas.

Para alguns, os flogs consistem apenas em uma maneira de mostrar fotos aos amigos e família, enquanto outras pessoas o tratam com um carácter mais profissional, com produções técnicas mais elaboradas. O tom varia de acordo com o autor, exactamente como um blog.

De espaço para divulgação de fotos pessoais, artes plásticas ou composites de modelos, os flogs têm vindo a criar multidões de usuários e fãs. Os chamados floggers, normalmente adolescentes, criam encontros e geram para si mesmos e para terceiros celebridade instantânea, reconhecida nas ruas e que chega a dar, inclusivé, oportunidade para distribuir autógrafos. Grandes empresas chegaram a contratar alguns desses usuários como embaixadores de sua marca junto do público jovem. Em 2007 a página Fotolog.com divulgou a página Flog que recebeu maior quantidade de visitas desde a abertura do site.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]