Foscarnet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Foscarnet
Alerta sobre risco à saúde
Foscarnet.svg
Identificadores
Número CAS 63585-09-1
PubChem 3415
DrugBank DB00529
Código ATC 305AD01
Propriedades
Fórmula química CH3O5P
Massa molar 125.98 g mol-1
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O foscarnet é a base conjugada do ácido fosfonofórmico, composto químico de fórmula HOOC-PO3H2, é um antiviral utilizado para as infecções por herpesvírus e citomegalovírus, especialmente para as retinites ocasionadas por citomegalovírus em pessoas imunodeprimidas.

Mecanismo de ação[editar | editar código-fonte]

Seu mecanismo de ação se basea em sua estrutura que chega a imitar ao íon pirofosfato, o qual se une ao sítio do pirofosfato da enzima ADN polimerase dos vírus, inibindo-a e impedindo sua replicação, todo ele sem afetar às ADN polimerase dos humanos. Entretanto, ultimamente os vírus resistentes a outros antivirais como o aciclovir e o ganciclovir tem chegado a mutar tornando-se resistentes ao foscarnet.

Via de Administração e efeitos adversos[editar | editar código-fonte]

Sua administração é unicamente por via intravenosa, mas seus efeitos adversos que limitam sua utilização são o dano renal e a hipocalcemia sintomática, e em casos muito citados, se inclui febre, náuseas ou vômito, anemia, leucopenia, tremores, irritabilidade, convulsões e alucinações.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto orgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.