Friedrich Dürck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Friedrich Dürck
Nascimento 28 de agosto de 1809
Leipzig
Morte 25 de outubro de 1884
Munique
Cidadania Alemanha
Ocupação pintor

Friedrich Dürck (nascido em 28 de agosto de 1809 em Leipzig, morto em 25 de outubro de 1884 em Munique) foi um pintor de retrato alemão.

Dürck foi filho de um comerciante bem-sucedido, que perdeu sua fortuna no período pós-napoleônico, mas posteriormente passou ser a inspetor da pousada real de caça Hubertusburg. Friedrich Dürck teve aulas de arte na academia Kunstakademie Leipzig.

Em 1822, seu tio, Joseph Stieler, o pintor do tribunal da Baviera, convidou o sobrinho a continuar seu aprendizado em Munique sob sua monitoria. Dürck estudou pintura e retrato e ajudou seu tio com seus trabalhos. Ele o apoiou especialmente na decoração do Palácio de Nymphenburg, reproduzindo as famosas obras de Stieler, como o famoso retrato de Johann Wolfgang von Goethe.

Pela primeira vez, em 1828, ele publicou um retrato e se tornou um pintor famoso em Munique. Em 1836 ele viajou para a Itália e ficou em Roma e Florença durante um ano. Depois de seu retorno, ele morou em Munique e retratou diversas figuras pública e do tribunal bávaro, incluindo o rei Ludwig I, em 1858. Em 1849 aceitou um convite para a corte sueca e, posteriormente, para o tribunal austríaco em 1854.[1]

Em 1861 criou dois retratos adicionais para a galeria de beleza no Palácio de Nymphenburg, localizado em Munique, na Alemanha.

O bacteriologista Hermann Dürck foi seu neto[2].

Referências

  1. Hyacinth Holland: Dürck, Friedrich. In: Allgemeine Deutsche Biographie (ADB). Band 48, Duncker & Humblot, Leipzig 1904, S. 204–210
  2. Große Bayerische Biographische Enzyklopädie, K. G. Saur Verlag: Dürck, Friedrich, Maler Digitalisat
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Friedrich Dürck

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

  • Hyacinth Holland: Dürck, Friedrich. In: Allgemeine Deutsche Biographie (ADB). Band 48, Duncker & Humblot, Leipzig 1904, S. 204–210.
  • Große Bayerische Biographische Enzyklopädie, K. G. Saur Verlag: Dürck, Friedrich, Maler Digitalisat
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.