Furigana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A furigana (振り仮名) é o nome dado à forma de escrever qual a pronúncia de uma palavra ou mais palavras no idioma Japonês ao seu lado direito, quando a escrita é vertical, ou ao lado superior, qual a escrita é horizontal. Seu uso mais comum é o de anotar para o leitor como deve ser lido um ideograma kanji, cuja pronúncia pode variar de palavra para palavra, utilizando o silabário hiragana, cuja pronúncia não varia. Há também casos da furigana ser usada como uma ferramenta de escrita por autores, permitindo a eles escrever anotações sobre palavras em vez de suas pronúncias.[1]

Vertical Horizontal

かん

A furigana é encontrada principalmente em textos destinados para crianças e adolescentes, porém é utilizada com menor frequência em textos gerais, especialmente em palavras escritas com kanji que normalmente seriam escritas com hiragana, ou em palavras com kanji antigos que não são encontrados no Japonês moderno.

A furigana Japonesa também é chamada de escrita rubi ou texto rubi por ter sido originada da escrita rubi do idioma Chinês, que similarmente serve para anotar a pronúncia dos caracteres hanzi ao seu lado direito ou superior.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a língua japonesa (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Furigana - O Que É E Seus Vários Usos». Japonês de Anime. Consultado em 1 de janeiro de 2017.