George Creel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George Creel
Biografia
Nascimento
Morte
Sepultamento
Cidadania
Alma mater
Central High School (en)
Atividade
Cônjuge
Blanche Bates (en)
Outras informações
Áreas de trabalho
Partido político

George Edward Creel (1 de dezembro de 1876 – 2 de outubro de 1953) foi um jornalista investigativo estadunidense, escritor, político e membro do governo. Serviu como chefe do Comitê de Informação Pública dos Estados Unidos, uma organização de propaganda criada pelo Presidente Woodrow Wilson durante a Primeira Guerra Mundial.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Creel nasceu em primeiro de dezembro de 1876, no Condado de Lafayette, Missouri, filho de Henry Clay Creel e Virginia Fackler Creel, que tiveram três filhos: Wylie, George e Richard Henry (Hal). Seu pai vinha de Parkersburg, Virgínia Ocidental, e comprou terra em Condado de Osage, Missouri. Tinha ensino superior e serviu na legislatura da Virgínia. Tendo sido capitão dos Confederados durante a Guerra Civil Americana, não teve êxito na economia do Missouri pós-guerra como fazendeiro e rancheiro. Mesmo tendo desenvolvido alcoolismo, sua esposa ficou consigo até a sua morte, em 1906. Ela foi a provedora da família por meio de uma estalagem em Kansas City, Missouri, do corte e costura e de um grande jardim em Odessa, Missouri. Todos os seus filhos se tornaram membros produtivos da sociedade: Wylie Creel, um homem de negócios; George, um jornalista e escritor; e Richard, um médico que serviu como cirurgião geral assistente no serviço público de saúde dos EUA.[1]

O pai alcoólatra não deixou em Creel uma impressão tão profunda quanto a mãe, que inspirou-lhe a paixão pelo sufrágio feminino.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Waal, C., and B.O. Korner (1997). Hardship and Hope: Missouri Women Writing About Their Lives, 1820–1920. Columbia: University of Missouri Press. pp. 81-82.
  2. Ashley, Perry J. (1984). American Newspaper Journalists, 1901–1925. Dictionary of Literary Biography, vol. 25. Detroit: Gale Research. ISBN 0810317044.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.