Girassol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível vandalismo de 85.242.223.165, revertendo para a edição 29812476 de Erpadilha.
Ogi1989 (discussão | contribs)
Linha 30: Linha 30:


== História ==
== História ==
Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano [[1000 a.C.]].<ref name="Embrapa 3">{{Citar web|url=http://www.cpamn.embrapa.br/agrobioenergia/trabalhos/004.PDF|título=Balanço energético|publicado=Embrapa |acessodata=20-agosto-2008}}</ref>
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano [[1000 a.C.]].<ref name="Embrapa 3">{{Citar web|url=http://www.cpamn.embrapa.br/agrobioenergia/trabalhos/004.PDF|título=Balanço energético|publicado=Embrapa |acessodata=20-agosto-2008}}</ref>
[[Francisco Pizarro]] encontrou diversos objetos [[inca]]s e imagens moldadas em [[ouro]] que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.
[[Francisco Pizarro]] encontrou diversos objetos [[inca]]s e imagens moldadas em [[ouro]] que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.
O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Revisão das 14h33min de 26 de abril de 2012

 Nota: Para o distrito brasileiro, veja Girassol (distrito).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHelianthus
Girassol (Helianthus annuus), planta anual da família das Asteraceae.
Girassol (Helianthus annuus), planta anual da família das Asteraceae.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Helianthus
L.
Espécie: H. annuus
Nome binomial
Helianthus annuus

O girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae.

Descrição

É caracterizada por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia [1] do tipo oposta cruzada, notável por "olhar" para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.[2]

História

Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C..[3] Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Mitos e crendices

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.[4][5]

Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.[5]

Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.[5]

A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.[6]

O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É, porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.

[carece de fontes?]

Utilização

Plantação de girassóis em Fargo, Dakota do Norte, Estados Unidos.

Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.[7]

A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro[7] além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.

A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.[8][9]

A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.[10][11]

Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.[12][13]

As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.[14]

Notas e referências

  1. «Morfologia Externa e Anatomia da Folha». Herbário. Consultado em 21-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Influência da orientação foliar e da disponibilidade hídrica na intercepção da radiação solar» (PDF). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultado em 21-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Balanço energético» (PDF). Embrapa. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Fitoterapia ocidental - Girassol muitos significados». Floricultura Zabelê. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. a b c «Girassol mitos e lendas». Portal das curiosidades 
  6. «Cultivo». Floresta site. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. a b «O Girassol (Hellianthus annuus)». Agro byte. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «O Girassol (Hellianthus annuus) para Flor de Corte». Ministério da Agricultura. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. «La vem o sol». Revista Encontro. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Com insucesso da mamona Petrobras aposta no girassol». Diário de Natal. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. «O Girassol como Alternatica de Combustível». Embrapa - Roraima. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. «Girassol uma planta versátil». Cati - São Paulo. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. «Avaliação do potencial do girassol como planta forrageira» (PDF). Editora Ufla - Ciênc. agrotec., Lavras. Edição Especial, p.1548-1553, dez., 2002. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. «Plantas daninhas». Embrapa. Consultado em 20-agosto-2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies


Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.