Giulio Alenio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Giulio Alenio
Pseudônimo(s) O "Confúcio do Ocidente"
Nascimento 1582
Bréscia
Morte 10 de junho de 1649 (67 anos)
Yanping
Nacionalidade Flag of Most Serene Republic of Venice.svg República de Veneza
Ocupação jesuíta missionário, erudito
Religião Catolicismo

Giulio Alenio, frequentemente escrito Giulio Aleni; em chinês: 艾儒略; (Bréscia, 1582 — Yanping, 10 de junho de 1649) foi um jesuíta missionário e erudito italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alenio nasceu em Bréscia, na Itália, e morreu em Yanping, na China. Tornou-se membro da Companhia de Jesus em 1600, e ficou conhecido pelo seu profundo conhecimento de matemática e teologia.

Entrou para a Companhia de Jesus e foi enviado para a China como missionário. Desembarcou em Macau em 1610, e enquanto espera uma ocasião propícia para ingressar no país ocupou-se durante três anos do ensino de matemática e publicou o seu "Résultat de l'observation sue l'éclipse de lune du 8 Novembre, 1612, faite a Macao" (Mémoires de l'Acad. des Sciences, VII, 706.).

Giulio Alenio: A História da vida de Jesus, com ilustrações, 1637.

Seus trinta anos de residência na China foram marcados pelo incessante zelo e considerável sucesso. Adotou as vestimentas e os costumes do país, foi o primeiro missionário cristão em Jiangxi, e construiu várias igrejas em Fujian. Escreveu em chinês a vida de Jesus (Pequim, 1635-1637, 8 volumes;. muitas vezes reimpresso, por exemplo, em 1887, em 3 volumes, e usado até mesmo por missionários protestantes) e uma cosmografia (Iche fang wai ki Hang-chow, 1623, 6 volumes), que foi traduzido para o manchu sob o título A Verdadeira Origem de Todas as Coisas, cuja cópia foi enviada de Pequim para Paris em 1789. Foi chamado de "Confúcio do Ocidente". Era conhecido pelo povo chinês como 艾儒略.

A volta do interesse por Alenio[editar | editar código-fonte]

A vida e as obras de Giulio Alenio foram objetos de várias convenções que ocorreram em 1994 e 2010. Dois de seus livros, A Vida de Matteo Ricci, Xitai do Ocidente e As Imagens Santas do Senhor Celestial foram apresentados ao público pela Fondazione Civiltà Bresciana em duas ocasiões distintas, nos dias 13 e 25 de outubro de 2010.

Referências

  • Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.
  • Wikisource-logo.svg Vários autores (1911). «Alenio, Giulio». In: Chisholm, Hugh. Encyclopædia Britannica. A Dictionary of Arts, Sciences, Literature, and General information (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público) 
  • Sommervogel, Carlos, Bibliothèque de la Campagnie de Jesus, I, 157 sq.
  • Pfister, S.J., Bibliogr. des Jesuites Chinois miss.
  • Cordier, Essai d'une bibliogr. des ouvr. publ. en Chine par les Europeéns (Paris 1883).
  • Aleni, Giulio, Geografia dei paesi stranieri alla Cina. Zhifang waiji, com tradução (em italiano), introdução e comentário por Paolo De Troia, Bréscia, Fondazione Civiltà Bresciana/Centro Giulio Aleni, 2009, com um mapa completo de dez mil países (Wangguo quantu)
  • Este artigo incorpora o texto da Enciclopédia Católica de 1913, artigo "Giulio Alenio" por Joseph M. Woods, uma publicação agora em domínio público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]