Grêmio Esportivo Acreano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grêmio Acreano
GrêmioEAcreano.png
Nome Grêmio Esportivo Acreano
Mascote Tigre
Fundação 20 de junho de 1965 (54 anos)
Estádio Didier Tramborz
Capacidade 1.000
Competição Acre Campeonato Acriano
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Grêmio Esportivo Acreano (AO 1990: Acriano) é um clube[1] brasileiro de futebol[2] da cidade de Sena Madureira, no estado do Acre. Seu uniforme é camisa branca com detalhes vermelhos, calção vermelho e meias vermelhas.

História[editar | editar código-fonte]

O Grêmio Esportivo Acreano foi fundado em 20 de junho de 1965. Entre 1994 e 1996, participou do Campeonato Acriano de Futebol.

Na estreia na elite acriana, começou conquistando o título do Torneio Início em 1994. Eliminou a ADESG de Senador Guiomard; depois venceu o Independência nas disputa por pênaltis e, por último, bateu o Atlético Acreano na final por 1 a 0, gol do zagueiro Ferrugem. A equipe era comandada pelo capitão da Policia Militar Marcus Wismam.

No Estadual, estreou enfrentando a ADESG no Estádio Marreirão, em Sena Madureira. O Grêmio Acreano foi derrotado por 2 a 1. Na disputa por uma vaga no quadrangular final, o Grêmio enfrentou o Rio Branco. No primeiro confronto em Sena Madureira, o time da Capital venceu pelo o placar mínimo. Gol de Ney aos 8 minutos da etapa final. Na partida de volta, no Estádio José de Melo, o Grêmio Acreano foi goleado por 4 a 0.

Em 1995, o Grêmio Acreano chegou novamente à decisão do Torneio Inicio. O título, porém, ficou com o Rio Branco, que venceu nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. O Grêmio entrou em campo com a seguinte formação: Durval; Siqueira, Jairo, Darck e Nenê Diniz; Cita, Ermilson e Neno; Ribeiro, Ney Benone (Balão) e Maradona. Técnico: Elder Teixeira. No Estadual, o Grêmio goleou a ADESG por 5 a 2. Na abertura do returno, perdeu em casa por 3 a 0 para o Atlético Acreano.

Em 1996, o oficial Marcus Wisman voltou a comandar o time de Sena Madureira. Por conta das dificuldades encontradas no futebol local, da falta de apoio e transporte até Rio Branco, a base do time foi formada por policiais militares da Capital Acreana. No Torneio Inicio, o Grêmio Acreano obteve seu segundo título, derrotando o Atlético Acreano na final pelo escore mínimo, gol de Lolô.

Em 2006, o Grêmio Acreano conquistou o Campeonato Municipal de Sena Madureira.[3]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Soccer ball.svg Futebol[editar | editar código-fonte]

Competições oficiais[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Acre Torneio Início 2 1994, 1996

Desempenho em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Competições estaduais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Acriano
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O principal rival do Grêmio Acreano era o Comercial Esporte Clube, também de Sena Madureira, fundado em 1962.

Referências

  1. «Zerozero.pt». www.zerozero.pt 
  2. «Futebol do Norte». www.futeboldonorte.com 
  3. Aos 89 anos, "madrinha" do Grêmio de Sena Madureira morre na capital GloboEsporte.com, acessado em 19 de fevereiro de 2017
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.