Grajaú-Jacarepaguá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Grajaú-Jacarepaguá é uma autoestrada da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Estrada Grajaú-Jacarepaguá em Agosto de 2009

Seu nome oficial é Avenida Menezes Cortes. Com pista dupla, é trafegada por carros, ônibus e caminhões.

É uma estrada bastante sinuosa com trechos de subida e descida, cortando a Serra dos Pretos-Forros. É ligação entre os bairros cariocas de Jacarepaguá (Zona Oeste) e Grajaú (Zona Norte). É um dos principais vias de ligação das zonas norte e oeste, diversas linhas de ônibus passam por ela, e o tempo médio de travessia é de 10 minutos.

Em épocas de chuva forte é comum ocorrer deslizamento de barreiras na pista, principalmente nos trechos perto das favelas dos bairros de Lins de Vasconcelos e Engenho Novo, como Cotia, Encontro e Cachoeira-Grande, que beiram a estrada.[1]

Ônibus da linha 241 trafegando pela estrada Grajaú-Jacarepaguá, após queda de barreira, fevereiro de 1965. Fonte: Arquivo Nacional.

Passa pelos bairros do Grajaú, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos e Jacarepaguá. Nela se situa o Hospital Federal Cardoso Fontes, já na descida da serra, sentido Jacarepaguá.

Estuda-se a construção de um túnel cuja função é diminuir o tempo gasto na travessia entre os bairros de Grajaú e Jacarepaguá, e acabar com o problema comum que ocorre na via como os deslizamentos de barreiras na pista.[carece de fontes?]

Operação[editar | editar código-fonte]

Recorrentemente a via é interditada devido a "ocorrências policiais", sengo geralmente avisado o início e o fim da interdição pelos canais oficiais da prefeitura.

Em outubro de 2019, a prefeitura instituiu que a via terá cancelas que bloquearão seu fluxo em dias de chuva.[2]

Vídeo de parte da pista da Grajaú-Jacarepaguá em 2017

Ônibus[editar | editar código-fonte]

Referências