Saltar para o conteúdo

Guaribas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Reversão de 1 edição de 189.82.193.134 para a última edição de LeoBot (Huggle)
Linha 82: Linha 82:
[[ru:Гуарибас]]
[[ru:Гуарибас]]
[[vo:Guaribas]]
[[vo:Guaribas]]

== Biblioteca Pública Municipal de Hugo Napoleão ==

Revisão das 11h13min de 23 de junho de 2009

Guaribas
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico Não disponível
Localização
Localização de Guaribas no Piauí
Localização de Guaribas no Piauí
Localização de Guaribas no Piauí
Guaribas está localizado em: Brasil
Guaribas
Localização de Guaribas no Brasil
Mapa
Mapa de Guaribas
Coordenadas 9° 23' 52" S 43° 41' 13" O
País Brasil
Unidade federativa Piauí
Municípios limítrofes Caracol, Santa Luz e Pilão Arcado-BA
Distância até a capital 653 km
História
Fundação 24/01/1997
Administração
Prefeito(a) Ercílio Matias de Andrade (PMDB)
Características geográficas
Área total 4,279,673 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 4,468 hab.
Densidade 1,1 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 520 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,479 muito baixo
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 5.938 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 1 314,00

Guaribas é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 09º23'54" sul e a uma longitude 43º41'12" oeste, estando a uma altitude de 520 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4.460 habitantes.

Várias versões tentam explicar a origem do nome de Guaribas: na região existia o macaco da espécie guariba, o antigo dono da região chamava-se Félix Guariba. Investigando mais profundamente o sentido do nome que esta cidade recebeu, descobriu-se uma terceira versão, que acredita-se ser significativa, por está relacionada às duas anteriores e pela referência da fonte.

O primeiro proprietário da fazenda onde hoje é a cidade de Guaribas chamava-se Valentim José Alves. Valentim tinha um filho chamado Félix que criava um macaco e andava sempre com o animal nas costas. Na época passavam muitos vendedores a cavalo pelo povoado, perguntavam o nome da localidade e ninguém sabia responder, pois não haviam pensado um nome para o lugar. E a partir de então, os próprios viajantes deram ao Félix o apelido de Félix Guariba.

Mais tarde o Sr. Félix vendeu a fazenda para os irmãos Antônio Correia do Nascimento, que em homenagem ao seu antigo dono, batizaram a localidade com o nome de Guaribas. Guaribas pertenceu primeiramente a São Raimundo Nonato, em seguida a Caracol, criado através da Lei nº 4.680, de 26 de janeiro de 1994, desmembrando-se do município de Caracol.

A situação de acesso à cidade na época em que foi instalado o município, era bastante precária. De Caracol a Guaribas com aproximadamente 50 Km de estrada em leito natural, que em condições melhores era percorrida em aproximadamente três horas. No período chuvoso o acesso a cidade ficava intransitável, em função das poças d’água que se acumulavam ao longo do percurso e dos deslizamentos nos pontos mais altos da Serra das Guaribas, mais precisamente no trecho denominado Careta.

O isolamento e ausência dos benefícios públicos, como bem, a infra-estrutura, educação, saúde, água e energia que na época eram ineficientes, fez com que Guaribas apresentasse o mais baixo IDH do país.

Guaribas é uma cidade com uma base econômica totalmente rural. É da roça que as famílias tiram o sustento. Mesmo as pessoas que exercem outra atividade, complementam sua renda com a atividade do campo.

As condições de vida de sua população eram bastante complicadas, por estar distanciado dos municípios mais desenvolvidos, o custo de vida tornava-se mais alto, devido ao péssimo acesso que possuía e a escassezes dos benefícios públicos. Só depois da chegada dos benefícios dos Governos Federal/Estadual e Municipal (mais evidenciado na Gestão de 2005 a 2008) é que mudou a historia de Guaribas, com vários investimentos de infra-estrutura, educação, saúde e assistência social.

Hoje, o município tem um fantástico sistema de abastecimento de água e cristalina e ainda atendendo outras comunidades rurais. Melhorou administração, a educação, a saúde o atendimento aos menos assistidos, aumentou a renda familiar, cresceu a frota de veículos automotores no município, a Prefeitura Municipal tornou-se a principal fonte de emprego no Município, no Município existe hoje um sistema bancário, Correios com Banco Postal e Caixa Econômica Federal “Caixa Aqui”.

Por ultimo, veio a melhoria da urbanização, construções da Sede da Prefeitura, praças, colégios, pavimentação de ruas e iluminação pública e melhoria das estradas, etc.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Biblioteca Pública Municipal de Hugo Napoleão