Guta-percha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O guta-percha é uma substância de coloração cinzenta semelhante à borracha, mas que não apresenta a propriedade elástica desta. É obtida a partir do látex do Palaquium --- genêro de árvores tropicais (Sapotaceae) relacionadas ao sapotizeiro --, de cuja seiva se extrai a resina da goma de mascar (chicle). A guta-percha foi largamente empregada na obturação e moldagem dentária, em isolamentos de condutores de eletricidade e, principalmente, na confecção de bolas de golfe. Seu emprego industrial declinou com o desenvolvimento dos plásticos e resinas sintéticas.

Ainda hoje é largamente utilizada em medicina dentária , especificamente em endodontia ( desvitalização ) , para promover o selamento dos canais dentários e impedir, ou pelo menos dificultar a entrada de bactérias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia
Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.