Hellboy (2004)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hellboy
Hellboy (BRA)
Hellboy (2004)
 Estados Unidos
2004 •  cor •  122 min 
Género fantasia
aventura
Direção Guillermo del Toro
Produção Lawrence Gordon
Lloyd Levin
Mike Richardson
Produção executiva Patrick J. Palmer
Mike Mignola
Roteiro Guillermo del Toro
Mike Mignola
Elenco Ron Perlman
Rupert Evans
Doug Jones
Selma Blair
Ladislav Beran
Jeffrey Tambor
John Hurt
Música Marco Beltrami
Diretor de fotografia Guillermo Navarro
Direção de arte Marco Bittner Rosser
Peter Francis
James Hambidge
Simon Lamont
Figurino Wendy Partridge
Edição Peter Amundson
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento 2 de abril de 2004
Idioma inglês
Orçamento US$ 66 milhões[1]
Receita US$ 99,3 milhões[1]
Cronologia
Hellboy II: The Golden Army (2008)

Hellboy é um filme de fantasia americano lançado em 2004, baseado no personagem homônimo da Dark Horse Comics. O filme foi dirigido por Guillermo del Toro.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1944, uma equipe de soldados é enviada à Escócia ao lado do Professor Trevor Broom, um pesquisador paranormal, para impedir que um feiticeiro chamado Grigori Rasputin abra um portal para outra dimensão e libertar o Ogdru Jahad, os Sete Deuses do Caos, que estão confinados em uma prisão de cristal, para ajudar os Nazistas a vencer a Segunda Guerra Mundial. Porém, o verdadeiro plano de Rasputin é que o Ogdru Jahad destrua o mundo.

Durante o confronto entre as duas forças, Rasputin morre ao ser sugado pelo portal, mas seus asseclas, a imortal ocultista Ilsa Haupstein e o ciborgue assassino Karl Ruprecht Kroenen, escapam com um livro detalhando como reviver Rasputin. Vasculhando a ilha em busca de demônios menores que possam ter escapado enquanto o portal esteve aberto, Broom encontra um bebê demônio com uma enorme mão de pedra, que ele cria como seu próprio filho e batiza de "Hellboy".

60 anos depois, Hellboy é agente do Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal, uma divisão secreta do FBI comandada pelo Professor Broom e Tom Manning, dedicada a combater ameaças sobrenaturais. John Myers, um jovem agente recém-formado na Academia do FBI, é transferido para o BPDP, onde conhece Hellboy e Abe Sapien, um homem anfíbio com poderes telepáticos.

Paralelamente, Ilsa e Kroenen revivem Rasputin na Antártica e os três rumam para o Museu de História Natural de Nova York, onde libertam um monstro chamado Sammael. Rasputin lança sobre ele um feitiço que dita que, para cada um que for destruído, dois se levantarão, e o solta no Museu, onde ele mata vários guardas. Hellboy, Abe, Myers e Manning são enviados para investigar e Hellboy consegue matar Sammael após uma perseguição pelas ruas da cidade, que quase coloca em risco o segredo da existência do BPDP.

Após derrotar Sammael, Hellboy visita a ex-agente do BPDP Liz Sherman, que se internou em um hospício para aprender a controlar seus poderes pirocinéticos. Rasputin mais tarde a visita e lança sobre ela um encanto que a faz perder o controle e incendiar o prédio. Sem lar, Liz é convencida por Myers a voltar para o BPDP.

Paralelamente, Hellboy, Abe e quatro agentes rumam para os Esgotos, onde Sammael costuma se esconder. Abe é mortalmente ferido por um dos monstros, enquanto Hellboy mata o outro. No processo, um dos agentes é morto por Kroenen, que programa seu corpo robótico para se desativar, como que se estivesse morto. Acreditando que ele realmente tenha morrido, Manning o envia para o QG do BPDP para estudo.

Enquanto Hellboy está fora espionando Myers e Liz, que decidiram sair juntos, Kroenen acorda, ajuda Rasputin a entrar e os dois confrontam o Professor Broom, que revela estar com Câncer. Rasputin conta a ele que o verdadeiro nome de Hellboy é "Anung Un Rama" e que o destino dele é causar o Apocalipse. Broom recusa-se a aceitar as imposições do destino e é morto por Kroenen.

Com a morte do Professor Broom, Manning, que odeia criaturas sobrenaturais, assume o comando do BPDP e decide investigar o Mausoléu de Rasputin na Rússia ao lado de Hellboy, Liz e Myers. Lá, eles caem em uma armadilha e são separados. Hellboy e Manning enfrentam e matam Kroenen enquanto Liz e Myers encontram uma caverna contendo todos os ovos de Sammael, que Liz destrói usando seus poderes. Porém, eles são surpreendidos e capturados por Rasputin.

Enquanto Ilsa mantém Myers acorrentado, Rasputin força Hellboy a aceitar seu destino em troca da vida de Liz, a quem Hellboy ama. Hellboy abre o portal novamente e liberta os Odgru Jahad, mas Myers consegue lembrá-lo dos ensinamentos de seu pai e Hellboy trai Rasputin, matando-o com um de seus chifres e fechando o portal.

Do corpo de Rasputin, emerge um monstro chamado Behemot, que mata Rasputin e Ilsa e ataca Hellboy, que permite-se ser engolido pelo ser e, lá dentro, detona vários explosivos termo-nucleares, matando-o. Em seguida, Hellboy encontra Liz morta, mas sussurra no ouvido dela, intimidando a própria morte a deixá-la voltar ou encarar as consequências. Liz volta à vida e beija Hellboy enquanto Myers olha feliz.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Hellboy (2004)». Box Office Mojo. Consultado em 4 de fevereiro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]