Saltar para o conteúdo

História do Cerco de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
História do Cerco de Lisboa
História do Cerco de Lisboa
A casa de Raimundo Silva fica na Rua do Milagre de Santo António
Autor(es) José Saramago
Idioma português
País Portugal
Gênero Romance histórico
Linha temporal século XII, século XX
Localização espacial Lisboa e cidade moura
Editora Editorial Caminho
Lançamento 1989
Páginas 348
ISBN 972-21-0375-X
Cronologia
A Jangada de Pedra
O Evangelho segundo Jesus Cristo

História do Cerco de Lisboa é um romance histórico de José Saramago publicado em 1989 que funde duas histórias.

A primeira história é a de um revisor de livros, Raimundo Silva, que tem como trabalho verificar as correções de uma obra intitulada "História do Cerco de Lisboa". Este homem é tentado a fazer uma alteração ao texto introduzindo a palavra "não" quando existe a aceitação por parte dos cruzados de ajudarem o rei português a tomar a cidade. Assim a obra ficaria adulterada, uma vez que os cruzados passam a não ajudar o rei a tomar a cidade dos muçulmanos.

A outra história é a narração da tomada de Lisboa aos Muçulmanos, no século XII, que o revisor acabará por recontar imaginando que os cruzados não ajudavam os portugueses. Nesta segunda história, que no livro decorre em simultâneo com a primeira, a obra assume carácter de romance histórico, mostrando Saramago a sua maestria na descrição medieval do mundo islâmico e cristão.

Par amoroso contemporâneo

[editar | editar código-fonte]
  • Raimundo Silva - Revisor de provas tipográficas de uma editora lisboeta que vive em Lisboa. Tem mais de 50 anos, vive sozinho. Encontra-se, namora e se junta com Maria Sara.
  • Maria Sara - senhora, funcionária da editora que publica História do Cerco de Lisboa, tem como responsabilidade a coordenação de todos os revisores que trabalham para a editora. É uma mulher nova, menos de 40 anos, alta, com a pele mate e os cabelos castanhos.

Par amoroso medieval

[editar | editar código-fonte]
  • Mogueime - é personagem principal na narração da nova história do Cerco de Lisboa[1]. Trata-se de um soldado, "moço alto, barbado curto, de pêlo negro". Participou na reconquista de Santarém. Sofre de uma atração por Ouroana.
  • Ouroana - de origens campestres, tem cabelos louros. O seu dono e senhor, cavaleiro Henrique, morre.

Referências

  1. Maria Arminda Júlio Lopes (2012). A batuta do revisorecos pessoa: nos em "História do cerco de Lisboa". [S.l.]: Universidade de Aveiro. p. 69. 83 páginas 
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Saramago