Hora Warner (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hora Warner
Informação geral
Formato didático
Estado Terminada
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Exibição
Emissora original RTP1
Transmissão original 16 de março de 200210 de maio de 2003

Hora Warner (conhecida pela abreviatura HW) foi uma rubrica infanto-juvenil que emitiu desenhos animados da Warner e da Cartoon Network. Foi emitida entre 2002 e 2003 pela RTP1 aos sábados de manhã. [1]

Houve também uma versão brasileira do programa transmitida pelo SBT entre 2001 e 2007 de segunda a sexta, quando foi substituída pelo programa Carrossel Animado.

História[editar | editar código-fonte]

As manhãs "cinematográficas" de sábado da RTP1 tinham ficado menos atrativas com o encerramento do "Clube Disney" em 2002, devido à compra dos direitos de exibição da franquia por parte da SIC. Mas a RTP imediatamente resolveu o problema e as manhãs de sábado passaram a ser a casa de uma outra franquia: A Warner Bros. Animation. ("Hora Warner"). Este espaço, já existente em outros países desde 1991, não teve o mesmo sucesso e o mesmo "tempo de antena" que o "Clube Disney" em Portugal Continental, mas foi a entrada com dobragem portuguesa de outras séries populares do Cartoon Network, deixando também a marca da sua história em Portugal, já que este espaço, tal como o da Disney, existia em outros países de tv aberta. Posteriormente, algumas da séries transmitidas neste espaço foram repetidas pela RTP2 ao longo da década.

A Hora Warner e os Looney Tunes[editar | editar código-fonte]

Assim como acontecia no "Clube Disney" desde 1996 com as curtas-metragens clássicas do Mickey Mouse em português de Portugal, a "Hora Warner" incluiu também curtas do Bugs Bunny clássicas em português de Portugal (versões lançadas em VHS a partir de 1997). A RTP exibiu a mesma série de curtas dentro da "Lotação Esgotada" até 1992, mas aqui para alguns que acompanharam o programa foi uma surpresa quanto ao idioma.

Algumas das curtas, lançadas em VHS, exibidas foram "Pássaro a bordo", "De homem para coelho" e "A culpa foi do coelho".

Em alguns países, como no Brasil, Tom e Jerry foram também adquiridos e exibidos na Hora Warner, mas a RTP não as incluiu, provavelmente por ainda não estarem disponíveis em português de Portugal.

Séries emitidas[editar | editar código-fonte]

Warner Bros.[editar | editar código-fonte]

Cartoon Network Studios[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Portugal, Rádio e Televisão de. «HORA WARNER - Infantis e Juvenis - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 11 de agosto de 2021