Igreja Cristã Maranata: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Categorias removidas
Linha 58: Linha 58:
== Ver também ==
== Ver também ==
*[[Maranata|Significado da palavra Maranata]]
*[[Maranata|Significado da palavra Maranata]]
Maranata significa:''Ora vem Senhor Jesus'' ou seja a espera da volta do Senhor Jesus(cristo)

{{notas}}
{{notas}}



Revisão das 13h27min de 19 de abril de 2013

Igreja Cristã Maranata
Presbitério Espírito-Santense
Icm (2).png
logotipo da Igreja Cristã Maranata
Orientação Pentecostal
Origem Outubro de 1968
Sede Vila Velha, Estado do Espírito Santo, Brasil.
Número de membros 356,021 membros (Brasil)[1]
Número de igrejas Mais de 6 mil templos (Brasil)
Países em que atua Internacional, com maior concentração de fiéis e templos nas Américas, Europa e Ásia. Presente em mais de 100 países.

A Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito-Santense (ICM–PES), ou simplesmente Igreja Cristã Maranata (ICM), é uma igreja evangélica de orientação pentecostal brasileira, atualmente presente em diversos países.

Histórico

A Igreja Cristã Maranata é fruto de um avivamento que ocorreu na década de 1960 no Brasil, quando fiéis de diversas igrejas protestantes tradicionais começaram a crer na doutrina do Batismo com o Espírito Santo.

Tem-se início da Igreja Cristã Maranata com membros oriundos da Igreja Presbiteriana de Vila Velha, entre 1967 e 1968 quando iniciou-se as primeiras reuniões da igreja, então chamada de "Igreja Cristã Presbiteriana" no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha (Espírito Santo) [2]. Em 1968 formalizou-se a igreja em Itacibá, na vizinha Cariacica. De forma paralela, alguns fiéis de Caratinga e Juiz de Fora tiveram a mesma experiência de avivamento. Mais tarde o grupo mudou o nome para Igreja Cristã Maranata.[3] [nota 1]

A igreja expandiu-se muito principalmente no Estado do Espírito Santo nas gestões de seus presidentes Manuel de Passos Barros (1968-1986), Edward Hemming Dodd (1986-2007) e Gedelti Victalino Teixeira Gueiros (2007-atualmente).

Atuação

A Igreja Cristã Maranata congrega mais de seis mil templos em todo o Brasil. A Igreja Cristã Maranata, através de sua missão internacional, denominada Missão Internacional Cristã Maranata, atua em diversos países das Américas, Europa, Ásia e África. Ademais, mantém relações de comunhão e cooperação com igrejas no Oriente Médio, Europa Oriental e Ásia Central, além do subcontinente Indiano.

Organização

Templo construído no início da década de 1980 no Rio de Janeiro, este foi o primeiro padrão de construção.


A Igreja Cristã Maranata mantém sua organização centralizada em um órgão sem fins lucrativos, denominado Presbitério Espírito-Santense, localizado na cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo, responsável pela gestão das igrejas filiadas. Seus ministros ministram voluntariamente sem salários, mantendo-se financeiramente com suas profissões. Todo o patrimônio da Igreja Cristã Maranata é de propriedade do Presbitério Espírito-Santense.[4]

Templo no padrão atual em Campo Grande, Rio de Janeiro.

O Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata mantém centros denominados "Maanains", para retiros, confraternizações e doutrinação de seus fiés.[5]

Templos

Os templos podem ser facilmente localizados pelo padrão institucional de construção com estilo colonial, com edificações parecidas com o formato de chalés. Em geral, são compostos pela nave principal – em que os cultos são realizados – salas anexas, cozinha, banheiros e, na área externa, varandas e jardins. Em alguns, há ainda, os jardins de inverno localizados numa das laterais do templo e/ou ao lado do púlpito, considerados por muitos uma marca dos templos Maranata.

Cultos

A ICM realiza cultos diariamente, exceto às sextas-feiras, quando os cultos noturnos são realizados nos lares, por cada família. A igreja se reúne de segunda-feira a sábado; e também aos domingos para a Escola Bíblica Dominical e para o culto noturno. Os cultos são breves e objetivos, em geral, com duração de 45 minutos a uma hora.[6] Apesar de não haver uma liturgia fixa, os hinos, as orações e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea e realizados com um mesmo padrão em todos os templos.

Mídia

Sistema de comunicação do Presbitério Espírito-Santense da Igreja Cristã Maranata Para estabelecer comunicação com seus fiéis, bem como com a sociedade em geral, a Igreja Cristã Maranata possui um sistema de comunicação administrado pelo Presbitério Espírito-Santense, sendo composto pelo sistema de transmissões via satélite, pelo sistema de video conferência - TELECOM, pela Rádio e TV WEB Maanaim, pelo site da Central de Louvor (comissão responsável pela catalogação e proteção de louvores pertencentes a Igreja Cristã Maranata) e pelos diversos sites institucionais da Igreja Cristã Maranata.

Transmissões via satélite Para dinamizar e unificar as práticas e doutrinas mantidas pela instituição, a Igreja Cristã Maranata possui um sistema de transmissões via satélite, para transmissões simultâneas de reuniões e seminários. O sistema de transmissões via satélite tem alcance continental, possibilitando o recebimento das transmissões do norte do Canadá ao sul da Argentina, cobrindo quase todo o continente americano, como também cobrindo toda a Europa Ocidental e partes da Europa Oriental.[7] Para possibilitar a cobertura dos continentes africano, asiático, Europa Oriental (incluindo Rússia Europeia e sua parte oriental) e Oriente Médio, existem pontos de retransmissão de sinal em Portugal, Ucrânia e Bielorrússia. A maioria das Igrejas possui uma antena parabólica e um receptor, conectados a um projetor de imagens e ao sistema de áudio do templo, com o objetivo de transmitir um mesmo ensino a todas as Igrejas conectadas.[8]

Denúncias

Em fevereiro de 2012 a imprensa capixaba denunciou um escândalo financeiro no seio da igreja. O então vice-presidente da igreja, Antônio Angelo Pereira dos Santos, teria desviado para seu patrimônio mais de 20 milhões de reais em dízimos com ajuda do contador da instituição, caso descoberto em uma auditoria. Corre investigação no Ministério Público.

O contador alega não ter ciência do rombo durante os sete anos do suposto desvio. O processo corre no Ministério Público estadual, e a liderança da instituição nega que haja irregularidades[9], contudo as provas mais do que contundentes, já foram notificadas publicamente [10], sendo que a própria instituição, em documento de investigação interna, admitiu o roubo através do documento chamado PA 001/2011. Um dos jornais de maior circulação no estado do Espirito Santo ( A Gazeta) divulgou os referidos atos criminosos citando suas fontes [11] [12].

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual, que, em nota, afirmou que os documentos exigem melhor apuração, mas apontam para várias irregularidades e crimes. Posteriormente o MP afirmou que o seu presidente sabia de tudo [11]. Diz ainda que, se aproveitando da isenção de tributos que as igrejas possuem e da boa-fé dos fiéis, pastores estariam usando bens da igreja em benefício próprio. A lista de prováveis crimes praticados inclui desvio de recursos para o exterior, criação de empresa irregular, contrabando, fraudes ao Fisco e ao sistema financeiro. O esquema de corrupção para desviar recursos provenientes do recolhimento do dízimo foi montado na cúpula da Igreja Cristã Maranata, com o envolvimento de pastores, diáconos e até fornecedores. A ação, identificada em uma investigação da própria instituição, foi parar na Justiça. Nela, aparece o nome do vice-presidente, Antônio Ângelo Pereira dos Santos. Estimativas iniciais da igreja indicam que o rombo é de, no mínimo, R$ 21 milhões. Mas a ação protocolada na Justiça pede o ressarcimento de R$ 2,1 milhões o que é muito estranho, haja vista, ainda, que além de ter sido protocolada na vara cível (embora seja notoriamente um caso criminal), o advogado defensor do ex-vice, José Luiz Oliveira de Abreu, pertence ao quando de funcionários da Fundação Manoel do Passos Barros, pertencente à igreja Cristã Maranata[13]. Também foi noticiado que seu sobrinho, o também diácono da igreja, Hélvio Gueiros, foi beneficiado com o esquema[14] através das vendas de caixas de som da marca Works, as quais eram superfaturadas desde o ano de 2007. Outra problemática que a referida instituição enfrenta são as investigações feitas ao sistema de transmissão via satélite adquirido, que, segundo as denúncias, a maior parte do equipamento teria sido adquirida de forma ilícita, burlando o fisco[15] e não pagando certos tributos obrigatórios quando da entrada de certos produtos estrangeiros no país, o que barateou em cerca de 18 milhões de reais sua instalação nas filiais da igreja, isto é, descaminho.

Ver também

Maranata significa:Ora vem Senhor Jesus ou seja a espera da volta do Senhor Jesus(cristo)

Notas

  1. A palavra maranata (do original מרנא תא) é uma expressão aramaica que ocorre uma vez na Bíblia, empregada pelo Apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios:

    O termo é a composição de duas palavras, que transliteradas dão origem a maranata e que significa o Senhor vem! ou ainda nosso Senhor vem!, e foi, provavelmente, usada como oração ou saudação entre os cristãos primitivos. No desfecho do livro de Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta vez feita na língua grega, e traduzida por: Ora vem, Senhor.

Referências

  1. «Censo demográfico do IBGE, 2010» (PDF). Consultado em 20 de julho de 2012 
  2. Brinco,Joel Ribeiro. "Igreja Presbiteriana de Vila Velha: 50 anos de história". Vila Velha: 2003
  3. Chung Nin, Altamir; Batista, Dimas ; Bodart, Cristiano das Neves. Instituição Política: Igreja Cristã Maranata. Cachoeiro de Itapemirim/ES: São Camilo: Espírito Santo, 2000
  4. Igreja Cristã Maranata. Estatutos. Vila Velha, 2006
  5. Chung Nin, Altamir; Batista, Dimas ; Bodart, Cristiano das Neves. Instituição Política: Igreja Cristã Maranata. Cachoeiro de Itapemirim/ES: São Camilo: Espírito Santo, 2000
  6. «Cultos da Igreja Cristã Maranata». Consultado em 12 de janeiro de 2012 
  7. «Cobertura do satélite Intelsat 805». Consultado em 30 de janeiro de 2012 
  8. «Sistema de transmissões via satélite da Igreja Cristã Maranata». Consultado em 22 de janeiro de 2012 
  9. Pastor usou 'Visão' para justificar desvio de dinheiro na compra de eletrônicos
  10. Dízimo desviado em fraude milionária na Igreja Maranata
  11. a b Maranata: líder da igreja é investigado
  12. [http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/a_gazeta/minuto_a_minuto/1144943-investigacao-chega-a-lideres-da-maranata.html
  13. Igreja, fundação e acusados têm o mesmo advogado
  14. Maranata: Presidente contratou empresa de sobrinho
  15. Presidente da Maranata não comparece à delegacia e novo advogado assume o caso