Avivamento
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis e independentes. (Outubro de 2015) |
A neutralidade deste artigo foi questionada. (Julho de 2019) |
História da teologia |
Teologia cristã |
---|
![]() |
Visões teológicas da história |
Desenvolvimento Pós-Niceno |
Reforma
|
Os avivamentos (ou reavivamentos) são acontecimentos, ditos moveres espirituais, em que há a transformação de vidas em número e são típicos do protestantismo anglo-americano, embora tenham ocorrido em todos os continentes. Trata-se de grandes períodos de efervescência espiritual cristã, quando muitos, na maioria milhares, são atraídos às igrejas, principalmente pentecostais, e sinais incomuns como batismo no Espírito Santo e curas em massa acontecem.
Os avivamentos geralmente começam com oração, seja por parte do avivalista que toma o rumo do acontecimento, seja por parte de outros. Um exemplo clássico foi o de William Seymour, iniciante do Avivamento na Rua Azusa em 1905, que orava em torno de sete horas por dia antes do avivamento começar.
Jonathan Edwards, teólogo e pastor calvinista norte-americano, que serviu durante o período do Primeiro Grande Despertamento (nas décadas de 1730 e 1740), escreveu sua obra "The Distinguishing Marks of a Work of the Spirit of God" (As marcas distintivas de uma obra do Espírito de Deus) como uma análise crítica de tais fenômenos avivalistas, a fim de examinar a veracidade de muitas manifestações realizadas por parte dos ouvintes. Como apresentado por ele e demais avivalistas, tanto para dar início quanto para conservar o avivamento, é necessária a ênfase na oração, no conhecimento e prática da Palavra de Deus e no testemunho de uma vida santa, tendo Jesus como verdadeiro Senhor.
Conta-se que, após uma das pregações de Charles Finney em Governeur, no estado de Nova Iorque, não houve baile ou representações teatrais por quase seis anos, tamanha a força das palavras proferidas pelo chamado apóstolo do avivamento. Ao longo de todo seu ministério pelos Estados Unidos, calcula-se que cerca de 500 mil pessoas aceitaram ao Senhor Jesus.[1]
Avivacionistas da História[editar | editar código-fonte]

Um avivacionista, também chamado "avivalista", uma palavra que tem origem no termo em inglês "revivalist", é uma pessoa que promove e divulga o avivamento cristão que ocorre com a mudança de comportamento de uma pessoa, um povo ou uma nação. Vários eventos podem ter lugar durante o avivamento — desde o batismo no Espírito Santo, como citado em Pentecostes (Atos 2:4), até à divulgação de outros avivamentos pelo mundo. Os principais avivacionistas da História e os respectivos lugares onde influenciaram com o início de um avivamento foram:[carece de fontes]
- Os 120 seguidores de Cristo, principalmente os onze apóstolos, presentes no cenáculo quando ocorreu o primeiro avivamento da história no dia de Pentecostes, em Jerusalém, Israel, logo após a Ascensão de Jesus.
- John Wesley, na Inglaterra, tendo fundado a Igreja Metodista no decorrer do seu avivamento, este chegando a alcançar mais de 120 mil fiéis.
- William Seymour, o iniciador do avivamento na Rua Azusa, um dos mais importantes dos últimos tempos e considerado como o acontecimento gerador do Pentecostalismo.
- Evan Roberts, avivacionista no País de Gales.
- General William Booth, outro avivacionista na Inglaterra, fundador do Exército de Salvação.
- Charles G. Finney, avivacionista norte-americano que, segundo o que se acredita, tocou cerca de quinhentas mil pessoas direta ou indiretamente pelo avivamento do qual ele foi líder.
- Duncan Campbell, avivacionista nas Ilhas Hébridas.
Além dos já citados, houve outros avivacionistas que também desempenharam papel importante em avivamentos, ou então pregam o avivamento nos dias de hoje. Exemplos são o já falecido pregador inglês Smith Wigglesworth que ajudou em muito no avivamento na Nova Zelândia no início do século passado, Paul David Cull, neo-zeolandês líder do ministério Avivamento Já!.[carece de fontes]
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Pessoas
- John Wesley
- Jonathan Edwards
- George Whitefield
- William Seymour
- Charles Finney
- Evan Roberts
- Pastor Hsi
- Jonathan Goforth
- Watchman Nee
- Erlo Stegen
- Oswald J. Smith
- Duncan Campbell
- Christmas Evans
- Charles Spurgeon
- D.L. Moody
- David Yonggi Cho
- William Booth
- Avivamento das Ilhas Fiji
- Avivamento na Indonésia
- Billy Graham