Igreja Unida de Cristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Unida de Cristo
Fxemoji u1F546.svg
Templo da UCC em Long Beach, Califórnia
Orientação Protestante
Origem 1957.
Sede Cleveland Ohio
Número de membros 853.778
Número de igrejas 4.956

A Igreja Unida de Cristo (em inglês, United Church of Christ, UCC) é uma denominação cristã protestante dos Estados Unidos, formada em 1957 pela união de duas denominações, a Igreja Reformada e Evangélica e as Igrejas Cristãs Congregacionais.

Características[editar | editar código-fonte]

A Igreja Unida de Cristo representa a fusão de várias vertentes protestantes. Por um lado, ela é herdeira dos puritanos que fundaram a Nova Inglaterra, mantendo vínculos históricos com instituições que fundou como a Universidade Harvard e a Universidade de Yale. Por outro lado, tem o legado do movimento pietista alemão que resultou em várias igrejas livres de extração reformada e luterana.

De acordo com o Anuário 2020, a Igreja Unida de Cristo tem cerca de 0,8 milhões de membros e é constituída por cerca de 4.852 congregações locais. [1]

A Igreja Unida de Cristo mantém plena comunhão com outras denominações prostestantes tradicionais. Muitas de suas congregações optam por praticar a comunhão aberta. A denominação coloca grande ênfase na participação em esforços ecumênicos e inter-religiosos em todo o mundo. Em âmbito nacional tem favorecido historicamente as visões liberais sobre questões sociais, como direitos civis, direitos LGBT, direitos das mulheres e controle de natalidade. No entanto, as congregações da Igreja Unida de Cristo são independentes em questões de doutrina e ministério e podem não necessariamente apoiar as posturas teológicas ou morais do nivel nacional. Ela se autodescreve como "uma denominação extremamente pluralista e diversa".

Doutrinas[editar | editar código-fonte]

A declaração de fé oficial foi adotada em 1959. Contudo, grande parte da reflexão doutrinária fica sob responsabilidade de leigos, teólogos e ministros nas igrejas locais. A Igreja Unida de Cristo vê suas raízes como cristã, Reformada, Congregacional e Evangélica.

Movimentos internos[editar | editar código-fonte]

Biblical Witness Fellowship é um movimento de renovação evangélica composto por membros da Igreja Unida de Cristo. Fundado em 1978 como United Church People for Biblical Witness, o movimento foi reorganizado como Biblical Witness Fellowship em uma convocação nacional em Byfield, Massachusetts em 1984.O objetivo principal do BWF é "renovar a vitalidade espiritual por meio da fé em Jesus Cristo em cada congregação local, restaurando o compromisso com o chamado e a visão original dessas igrejas e de sua denominação".

Membros famosos[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  1. A statistical profile 2020 Research from the ucc center for analytics, research and data (CARD) – United Church of Christ