Igreja de Nossa Senhora do Ó de Águas Santas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora do Ó de Águas Santas
Igreja de Nossa Senhora do Ó de Águas Santas
Igreja de Nossa Senhora do Ó, Águas Santas.
Tipo
Estilo dominante Românico
Religião Católica
Diocese Porto
Ano de consagração Nossa Senhora do Ó
Património Nacional
DGPC 69879
SIPA 4912
Geografia
País Portugal
Região Norte
Coordenadas 41° 12' 38" N 8° 34' 38" O

A Igreja de Nossa Senhora do Ó, também referida como Igreja de Águas Santas ou Mosteiro de Águas Santas, localiza-se na freguesia de Águas Santas, município da Maia, distrito do Porto, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

A referência documental mais antiga à Paróquia de Águas Santas, encontra-se no "Livro Preto" da Sé de Coimbra como "sanctam mariam de aquas sanctas".

O atual templo remonta a 1120, sendo o único remanescente do primitivo convento erguido em 974, a sul da igreja, e que subsistiu até ao século XIX.

Com relação ao seu antigo couto encontrou-se, em casa particular, um marco secular que se julga datar de entre o século XIII e o século XIV.

Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910, pelo Decreto de 16 de junho de 1910, DG n.º 136, de 23 de junho de 1910.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um templo em estilo românico.

No adro da igreja, junto ao muro do cemitério, destacam-se cinco sarcófagos monolíticos, que datam dos princípios da Idade Média. Um deles, cuja arca de uma só face é levemente abaulada, tem esculpidos um brasão e uma cruz circular.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.