Incahuasi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Incahuasi.

Incahuasi é um pico localizado na fronteira da Argentina com o Chile. Ele possui 6,621 metros de altitude, sendo, de acordo com a pesquisa do montanhista Maximo Kausch, a décima segunda montanha mais alta dos Andes[1] . O Incahuasi se localiza na Cordilheira dos Andes, na região da Puna do Atacama, que é um extenso planalto vulcânico entre o Norte do Chile e da Argentina que pode ser considerado como a parte Sul do Altiplano da Bolívia.

O Incahuasi é na verdade um estrato vulcão, assim como as montanhas ao seu redor, dais quais se destaca o Ojos del Salado.

Ele foi primeiramente escalado pelo geógrafo alemão, a serviço do Instituto Geográfico Militar argentino Walther Penck, criador de importantes teorias da Geomorfologia no ano de 1913[2] . No entanto há diversos indícios que o mesmo já tivesse sido escalado por povos pré colombianos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Maximo Kausch (10/02/2011). As 110 montanhas de 6000 nos Andes AltaMontanha.com. Visitado em 10/06/2014.
  2. Pedro Hauck (14/03/2011). Walther Penck. O Kaiser dos Andes AltaMontanha.com.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.