Irene Papas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Irene Pappás)
Irene Papas
Irene Papas
Nascimento Ειρήνη Λελέκου
3 de setembro de 1926
Chiliomódi, Grécia
Morte 14 de setembro de 2022 (96 anos)
Chiliomódi, Coringo, Grécia
Sepultamento Cemetery Chiliomodi Corinthia
Nacionalidade grega
Cidadania Grécia
Cônjuge Alkis Papas, José Kohn
Irmão(ã)(s) Evangelie Lelekou - Manthopouloy, Despina Lelekou -Tataki
Ocupação atriz e cantora
Prêmios
Instrumento voz

Irene Papas, em grego Ειρήνη Παππά, (Chiliomódi, 3 de setembro de 1926 – Chiliomódi, 14 de setembro de 2022) foi uma atriz e cantora grega.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascida Irene Lelékou (Ειρήνη Λελέκου), numa aldeia perto de Corinto, mas mudou-se com a família para Atenas aos 7 anos. Aos 15 iniciou a carreira como atriz de rádio, cantora e dançarina.

Atuou em mais de setenta filmes numa carreira de mais de cinquenta anos. Seus mais célebres trabalhos foram as películas Os canhões de Navarone (1961), Zorba, o Grego e Elektra, do diretor Michael Cacoyannis, e Z, de Costa-Gavras.

A fama não a salvou do exílio. Em 1967, teve início a ditadura militar na Grécia, que a atriz não aceitou, razão por que partiu primeiro para Itália e depois para Nova Iorque, juntamente com outros artistas. Durante o exílio, em Roma e em Hollywood, colaborou com realizadores como Franco Zeffirelli, Franco Rossi e Costas Gavras.

Após a queda da junta militar em 1974 pôde regressar ao seu país, e em 1995 foi condecorada com a insígnia da Ordem da Fénix, que lhe foi atribuída pelo então Presidente da República, Konstantinos Stephanopoulos.

Em Portugal chegou a fazer teatro, além de ter colaborado pontualmente com Manoel de Oliveira em títulos como Inquietude (1997) e Um Filme Falado (2003), este último o filme que marcou a sua despedida das telas.

Aposentada, a atriz foi diagnosticada com a doença de Alzheimer em 2013, segundo informações dadas por uma de suas sobrinhas à imprensa grega em 2018. Morreu na sua localidade natal, em 14 de setembro de 2022.[2]

Referências

  1. «Irene Papas». Infopédia, Enciclopédia de Língua Portuguesa da Porto Editora. Consultado em 15 de setembro de 2022 
  2. publico.pt. «Morreu a actriz Irene Papas». 14-9-2022. Consultado em 14 de setembro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.