Isaak Markovich Khalatnikov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Isaak Markovich Khalatnikov
Física
Nacionalidade Rússia Russo
Nascimento 17 de outubro de 1919 (94 anos)
Local Dnipropetrovsk
Atividade
Campo(s) Física
Orientador(es) Lev Landau

Isaak Markovich Khalatnikov (em russo: Исаак Маркович Халатников; Dnipropetrovsk, 17 de outubro de 1919) é um físico russo.

É conhecido por ter desenvolvido a singularidade BKL na relatividade geral.

Khalatnikov nasceu em Dnipropetrovsk e graduou-se em física em 1941 na Universidade Nacional de Dnipropetrovsk. Foi membro do Partido Comunista da União Soviética desde 1944. Obteve o doutorado em 1952. Sua mulher Valentina era filha do heroi revolucionário Nikolay Shchors.

A maior parte das pesquisas de Khalatnikov foram em parceria com Lev Landau, incluindo a teoria Landau-Khalatnikov theory de superfluidez.

Em 1970, inspirado pelo modelo mixmaster introduzido por Charles Misner, então na Universidade de Princeton, Khalatnikov, juntamente com Vladimir Belinski e Evgeny Lifshitz, introduziu o que mais tarde seria denominado singularidade BKL, que é amplamente reconhecido como um dos mais destacados problemas ainda em aberto da teoria clássica da gravitação.

Khalatnikov foi diretor do Instituto Landau de Física Teórica em Moscou, de 1965 a 1992. Foi eleito para a Academia de Ciências da Rússia em 1984. Recebeu o Prêmio Landau de 1974, o Prêmio Humboldt e a Medalha Blaise Pascal de 2005. É membro estrangeiro da Royal Society.

Prêmios e condecorações[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.