Lev Landau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lev Landau Medalha Nobel
Física teórica
Nacionalidade Rússia Russo
Nascimento 22 de janeiro de 1908
Local Baku
Morte 1 de abril de 1968 (60 anos)
Local Moscou
Atividade
Campo(s) Física teórica
Instituições Universidade Estatal de Baku, Universidade de Carcóvia, Instituto Politécnico de Carcóvia, Instituto de Problemas Físicos P.L. Kapitsa, Faculdade de Física de Moscou
Alma mater Universidade Estatal de São Petersburgo, Instituto Ioffe
Tese 1929
Orientado(s) Alexei Alexeevich Abrikosov, Isaak Markovich Khalatnikov, Ya Smorodinskii
Prêmio(s) Medalha Max Planck (1960), Prêmio Memorial Fritz London (1960), Nobel prize medal.svg Nobel de Física (1962), Prêmio Lenin (1962)

Lev Davidovich Landau (em russo: Лев Давидович Ландау) (Baku, 22 de janeiro de 1908Moscou, 1 de abril de 1968) foi um físico e matemático soviético.

Tal como Edmund Landau, Lev era originário da família judaica Landau, a qual tinha produzido muitos rabinos e académicos de destaque. Em 1922, Lev conclui os estudos secundários e inscreve-se na Universidade de Baku, onde estudou nas faculdades de fisica-matemática e química. Em 1924, ele mudou-se para o departamento de física da Universidade de São Petersburgo, onde foi assistente de Abram Ioffe. Em 1929 recebeu uma bolsa de pesquisa, o que lhe facilitou o acesso a Max Born, Paul Ehrenfest, Werner Heisenberg e Wolfgang Pauli. Para além disso conheceu Niels Bohr e Ernest Rutherford. Neste tempo desenvolveu-se também a sua cooperação com Rudolf Peierls.

Teve um amplo campo de trabalho, que inclui a teoria da supercondutividade e a superfluidez, a eletrodinâmica quântica, a física nuclear e a física de partículas. Em 1937 encabeçou o departamento de teoria do Instituto de Física da antiga União Soviética. Foi preso por mando de Stalin e Beria em 1938.

Recebeu o Nobel de Física de 1962, por sua teoria da matéria condensada, em particular do hélio líquido. Em companhia de Evgeny Lifshitz desenvolveu um grande trabalho de divulgação científica através de uma coleção em 10 volumes denominada "Curso de Física Teórica", famoso e ainda atual em todas as universidades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Oskar Klein
Medalha Max Planck
1960
Sucedido por
Eugene Paul Wigner
Precedido por
Robert Hofstadter e Rudolf Ludwig Mössbauer
Nobel de Física
1962
Sucedido por
Eugene Paul Wigner, Maria Goeppert-Mayer e J. Hans D. Jensen


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.