James Wan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Wan
James Wan na WonderCon em março de 2013
Nascimento 27 de fevereiro de 1977 (40 anos)
Kuching, Malásia
Ocupação Diretor
Roteirista
Produtor
Atividade 1999 – presente
IMDb: (inglês)

James Wan (Kuching Sarawak, Malásia, 27 de fevereiro de 1977) é um diretor, roteirista e produtor de cinema. Ganhou os holofotes dos cinéfilos após apresentar ao mundo seu primeiro longa-metragem de sucesso, Jogos Mortais, que ganharam uma série de sequências, não dirigido por ele, mas produzido.

Grande mestre do terror/suspense no século XXI, Wan e sua equipe são responsáveis por criar ícones como os bonecos Billy (Franquia Jogos Mortais), Anabelle (Invocação do Mal), a Freira Valak (Invocação do Mal 2), entre outros.

O cineasta é conhecido por dirigir e produzir filmes de baixo orçamento e transformá-los em grandes bilheterias e ótimos elogios da crítica especializada e dos fãs de filmes de terror/suspense. Ao total, a franquia Jogos Mortais, segundo o Box Office Mojo, custou em torno de 57 milhões de dólares (o site não informa o valor de produção do quarto filme da franquia) e teve um retorno de 870 milhões de dólares.

A situação mudou quando Wan foi confirmado como diretor do sétimo filme da franquia Velozes e Furiosos. Com um orçamento de 190 milhões de dólares o filme arrecadou 1.5 bilhão de dólares, sendo assim, a maior bilheteria, até então, da carreira de James Wan.

A Warner Bros. Pictures o escalou para dirigir um filme com base em um personagem dos quadrinhos da DC Comics, Aquaman, que será introduzido no Universo Cinematográfico DC.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.