The Curse of La Llorona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Curse of La Llorona
A Maldição da Mulher Que Chora (PRT)
A Maldição da Chorona[1] (BRA)
Teaser pôster
 Estados Unidos
2019 •  cor •  
Direção Michael Chaves
Produção Gary Dauberman
James Wan
Emile Gladstone
Roteiro Mikki Daughtry
Tobias Iaconis
Elenco Linda Cardellini
Sean Patrick Thomas
Patricia Velásquez
Raymond Cruz
Gênero Terror
Sobrenatural
Música Joseph Bishara
Cinematografia Michael Burgess
Edição Peter Gvozdas
Companhia(s) produtora(s) New Line Cinema
Atomic Monster Productions
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos 19 de abril de 2019
Brasil 18 de abril de 2019
Idioma inglês
Orçamento US$ 9 milhões[2]
Receita US$ 122.033.739[2]
Cronologia
The Nun
(2018)
Annabelle Comes Home
(2019)

The Curse of La Llorona (no Brasil, A Maldição da Chorona; em Portugal, A Maldição da Mulher Que Chora) é um filme de terror sobrenatural estadunidense, e o sexto filme do Universo Invocação do Mal, dirigido por Michael Chaves e escrito por Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, com produção de James Wan, Gary Dauberman e Emile Gladstone. Foi produzido pela New Line Cinema e Atomic Monster Productions, sendo distribuído pela Warner Bros. Pictures. É estrelado por Linda Cardellini, Patricia Velásquez, Sean Patrick Thomas, Raymond Cruz, Jaynee-Lynne Kinchen e Marisol Ramirez. O filme também é ambientado em The Conjuring.

O longa é baseado no folclore mexicano La Llorona, que segundo a lenda uma mulher que afogou a si mesma e ao seus filhos é condenada a chorar eternamente, então, ela captura outras crianças para substituir seus filhos, levando-os à morte depois. No filme, uma assistente social está desvendando misteriosos assassinatos e a causa levará ao terrível espírito. Estreou nos cinemas brasileiros em 18 de abril de 2019.[3][4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

No ano de 1673, no México, um casal e seus dois filhos estão brincando num campo. O menino mais novo dá à mãe (Marisol Ramirez) um colar, e ela diz que guardará o colar com ela para sempre.

O menino fecha os olhos e percebe que sua família desapareceu, enquanto estava os procurando, ele vê sua mãe afogando o seu irmão em um rio. O menino tenta fugir, mas é pego pela mãe.

Na próxima cena, estamos em 1973, em Los Angeles. Nessa cena, a assistente social viúva Anna Tate-Garcia (Linda Cartellini), está preparando seus filhos, Chris (Roman Christou) e Samantha (Jaynee-Lynne Kinchen), para irem pra escola, onde eles estão atrasados.

Depois de deixar os filhos na escola, Anna começa à investigar o caso dos filhos de Patricia Alvarez (Patricia Velásquez), que desapareceram. Anna investiga a casa de Patricia, onde ela descobre vários artefatos de misticismo, colocados por Patricia para proteger seus filhos "dela". Anna encontra uma porta, ela tenta abrir, mas é atacada por Patricia. Seu parceiro policial entra na casa e leva Patricia embora. Anna consegue abrir a porta, onde ela encontra os filhos de Patricia, Carlos (Oliver Alexander) e Tomas. Eles se recusam à sair porque eles estão se escondendo de alguém. Anne diz que tudo vai ficar bem e ela os deixa em um abrigo. Lá, ela encontra marcas estranhas nos antebraços dos meninos, que eles dizem que foram feitos por "ela".

No meio da noite no abrigo, Tomas começa a andar pelos corredores, aparentemente sonâmbulo, Chris o segue até que Tomas fica parado em um corredor. Tomas aponta para um espelho, onde Carlos vê uma mulher de vestido branco andando pelo corredor. O espelho se quebra e a mulher desaparece. Depois, gotas de água começam à cair do teto. Carlos olha pra cima e vê a mesma mulher de vestido branco na frente dele, que captura Carlos e seu irmão logo em seguida.

Anna recebe uma ligação do Detetive Cooper (Sean Patrick Thomas), que diz que eles acharam os corpos de Carlos e Tomas perto do rio, onde eles foram afogados.

Anna vai investigar a cena, levando junto seus filhos. Lá ela encontra Patricia sendo levada pela polícia, ela está tendo um ataque de fúria, dizendo que Anna causou a morte de Carlos e Tomas e que Patricia estava tentando protegê-los "dela", que é revelada sendo ser alguém conhecido como "A Chorona" (La Llorona).

Curioso, Chris sai do carro e investiga o local, mas então ele escuta um choro vindo atrás dele. Ele verifica e encontra uma mulher de vestido branco, chorando. Ela vê Chris e tenta capturá-lo, ela agarra o braço de Chris e deixa nele marcas iguais às de Carlos e Tomas. Chris corre pro carro, onde A Chorona tenta capturá-lo. Ele consegue se livrar dela, mas fica muito assustado com a situação.

No dia seguinte, Anna está andando perto de uma igreja e vê um curandeiro fazendo um ritual de tirar os maus espíritos do corpo das pessoas, durante o funeral de Chris e Tomas. Padre Perez (Tony Amendola) encontra Anna e explica o que está acontecendo. Anna pergunta ao Padre Perez se ele já ouviu falar da "Chorona". Padre Perez responde à Anna, contando a história da Chorona.

A história é sobre uma mulher mexicana, que era a mais linda do vilarejo em que morava. Um dia, um rancheiro rico aparece e se apaixona pela mulher. Os dois se casam e tem dois filhos. Um dia, a mulher viu seu marido nos braços de uma mulher mais jovem. Tomada pelo ciúme, a mulher afoga seus filhos, como vingança pela infidelidade de seu marido. Depois, ela percebe o que fez e fica tomada pelo luto. Então, ela comete suicídio, se afogando no rio. Agora, ela é um fantasma vingativo que captura crianças para substituir as dela, e depois, ela os afoga. Ela chora eternamente, por culpa de seu ato. Padre Perez diz que "pais dizem para as crianças se comportarem, e respeitarem os mais velhos. Senão, A Chorona aparece, e os leva embora", ele também diz que ela é uma lenda folclórica para alguns, mas para outros, ela é real.

De volta na casa de Anne, Samantha está andando perto de uma piscina e com um guarda-chuva transparente. Ela abre o guarda-chuva e vê através dele A Chorona observando ela. Depois, um vento misterioso faz o seu guarda-chuva cair na piscina. Samantha o pega e vê A Chorona, na sua frente, ela a agarra e deixa no braço de Samantha as mesmas marcas nos braços de Chris.

Na delegacia, Anna vai conversar com Patricia, que está muito furiosa com Anna, dizendo que ela matou os filhos dela. Num surto de fúria, Patricia diz que ao invés de rezar pra Deus pedindo salvação para seus filhos, ela rezou pra Chorona, fazendo um pacto, pedindo pra que ela mate os filhos de Anne, para assim, devolver os filhos dela.

Na casa, Chris ouve o choro da Chorona de novo. Ela o ataca e faz Chris cair nas escadas e quebrar o pulso. Anna pergunta o que aconteceu e Chris diz que ele viu uma mulher de vestido branco na casa. E que ela quer Chris e Samantha para ela. Nesse momento, enquanto Samantha está tomando banho, A Chorona tenta afogar ela, mas Anna consegue chegar à tempo e salvar Sam. Só que A Chorona aparece e agarra Anna, deixando as mesmas marcas no braço dela.

No dia seguinte, Anna e seus filhos vão pra igreja buscar ajuda do Padre Perez. Ele diz nunca viu o mal de verdade, só após de um caso com uma boneca de porcelana (Annabelle). Desesperada por ajuda, Anna pede ajuda, e o Padre Perez diz para ela buscar ajuda do ex-padre e curandeiro, Rafael Olvera (Raymond Cruz).

Rafael se oferece para ajudar após ver "as marcas da Chorona" nos braços de Anna e seus filhos. Ele prepara um ritual para banir A Chorona da casa de Anne, usando velas, as lágrimas da Chorona e uma cruz feita com a madeira de uma árvore chamada “La Árbol de Fuego” (A árvore de fogo), que é uma árvore que cresceu perto do rio onde A Chorona afogou seus filhos, sendo assim, sua única fraqueza, por ser “a única testemunha de seu crime”.

Durante o ritual, A Chorona aparece e tenta levar Chris, mas Rafael consegue resgatá-lo, jogando na cara da Chorona as suas lágrimas. O que dá tempo o suficiente para “fechar” a porta com as sementes da Árvore de Fogo, que impedem A Chorona de entrar na casa.

A Chorona entrar na casa pela porta dos fundos e captura Samantha. Anna corre até a piscina, para evitar que A Chorona tente afogar Samantha, só que Anna é pega pela Chorona e quase é afogada. Rafael salva Anna e Samantha transformando a água da piscina em água benta, fazendo A Chorona sair da água.

Anna esconde Chris e Samantha no armário, para evitar que A Chorona os capture. De repente, Patricia entra na casa de Anne e tenta sequestrar os filhos dela, para entregar eles à Chorona. Patrícia atira no Rafael e desfaz a “porta” de sementes, permitindo A Chorona de entrar. A Chorona prende Anna no porão, desacorda Patricia e tenta capturar Chris e Samantha. Chris e Samantha se escondem no sótão.

A Chorona invade o sótão e tenta levar Chris e Samantha, Chris faz A Chorona parar mostrando pra ela o colar que Anna retirou de seu pescoço, o que faz A Chorona assumir a sua forma humana. Nesse momento, é revelado que Rafael sobreviveu ao tiro. Patrícia acorda e percebe o erro que estava cometendo, então ela liberta Anna. Juntos, Anna e Rafael vão salvar as crianças.

Anna salva Chris e Samantha, e Anna empala o peito da Chorona com a cruz feita do caule da árvore de fogo, que faz A Chorona ser destruída. No dia seguinte, Anna e seus filhos agradecem Rafael pela ajuda. Quando Rafael vai embora, Anna percebe algo estranho: há uma poça de lágrimas no chão.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Linda Cardellini como Anna Tate-Garcia
  • Patricia Velásquez como Patricia Alvarez
  • Sean Patrick Thomas como Detetive Cooper
  • Raymond Cruz como Rafael Olvera
  • Marisol Ramirez como La Llorona
  • Jaynee-Lynne Kinchen como Samantha Garcia (Sam)
  • Roman Christou como Chris Garcia
  • Madeleine McGraw como April
  • Tony Amendola como Padre Perez
  • DeLaRosa Rivera como David Garcia
  • Sophie Santi como Bocanegra
  • Oliver Alexander como Carlos
  • Aiden Lewandowski como Tomas
  • Jethan Camarena como Simon
  • Irene Keng como Donna

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 9 de outubro de 2017, foi anunciado que James Wan estava produzindo um filme de terror dirigido por Michael Chaves e estrelado por Linda Cardellini, intitulado The Children.[5] Também foi anunciado que Sean Patrick Thomas e Raymond Cruz se juntaram ao elenco do filme.[6][7] Em julho de 2018, o filme foi renomeado como The Curse of La Llorona.[8] O primeiro trailer foi lançado em 18 de outubro de 2018.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens foram finalizadas em novembro de 2017, sendo anunciado pela atriz Sierra Heuermann em seu Instagram.[9]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O lançamento do filme aconteceu em 19 de abril de 2019 nos Estados Unidos.

Recepção[editar | editar código-fonte]

No Rotten Tomatoes, o filme tem uma pontuação de 30 em 100, com base em 165 comentários.[10] No Metacritic, o filme tem uma pontuação de 41 em 100, com base em 27 críticos, indicando "revisões mistas ou médias".[11]

Referências

  1. A Maldição da Chorona (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  2. a b «'The Curse of La Llorona' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 3 de julho de 2019 
  3. Kroll, Justin (9 de outubro de 2017). «Linda Cardellini to Star in James Wan Horror-Thriller 'The Children' (EXCLUSIVE)». Variety (em inglês) 
  4. «New Line Cinema's 'The Children' Gets New Title: 'The Curse of La Llorona' #SDCC - Bloody Disgusting». bloody-disgusting.com (em inglês). Consultado em 18 de outubro de 2018 
  5. «Linda Cardellini to Take on The Children in James Wan-Produced Feature - Dread Central». www.dreadcentral.com (em inglês). Consultado em 18 de outubro de 2018 
  6. Kroll, Justin (11 de outubro de 2017). «'Barbershop's' Sean Patrick Thomas Joins James Wan's Horror Film 'The Children'». Variety (em inglês) 
  7. «Raymond Cruz Joins New Line Horror Movie 'The Children' (Exclusive)». The Hollywood Reporter (em inglês) 
  8. Ramos, Dino-Ray (19 de julho de 2018). «'The Curse Of La Llorona' Terrifies ScareDiego With First Look, 'It: Chapter 2' & 'The Nun' Debut Unnerving New Footage – Comic-Con». Deadline (em inglês) 
  9. «Sierra Heuermann no Instagram: "That's a wrap! Had an amazing time working with old friends and now the best new ones on The Children directed by Michael Chaves.…"». Instagram. Consultado em 18 de outubro de 2018 
  10. The Curse of La Llorona (2019) (em inglês), consultado em 6 de julho de 2019 
  11. The Curse of La Llorona, consultado em 6 de julho de 2019