Janete de Sá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Janete de Sá
Janete de Sá
De Sá em 2023
Deputada estadual do Espírito Santo
Período 1º de fevereiro de 2003
até a atualidade
Dados pessoais
Nome completo Janete de Santos Sá
Nascimento 9 de janeiro de 1956 (68 anos)
Vitória, Espírito Santo
Partido PSB (2001-2007)
PMN (2007-2022)
PSB (2022-presente)

Janete de Santos Sá (Vitória, 9 de janeiro de 1956) é uma política brasileira e deputada estadual do Espírito Santo desde 2003, atualmente está em seu quinto mandato filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).[1][2][3] É a única mulher que já dirigiu o Sindicato dos Ferroviários de ES/MG e a 1ª Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do ES.[1]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida em Itaquari, no município de Cariacica, mãe de dois filhos, empregada da Vale e graduada pela Ufes em Enfermagem e Obstetrícia, foi na Universidade que Janete de Sá iniciou sua atividade política através do movimento estudantil, lutando por mais verbas para a Educação e melhorias no Ensino Público.

Em 1975, Janete ingressou na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), através de concurso público e, em 1996, foi a primeira mulher a presidir o sindicato dos ferroviários- uma categoria predominantemente masculina - sendo reeleita para mais dois mandatos subseqüentes.

Em 2002, foi eleita deputada estadual, sendo a única dirigente sindical a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. No primeiro mandato assumiu a presidência das Comissões de Meio Ambiente e de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Além da presidência dessas comissões, Janete de Sá foi escolhida para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncias de irregularidades no contrato de seguro de vida dos deputados, que teve como conclusão o indiciamento de mais de 30 pessoas.

A população capixaba aprovou seu primeiro mandato e sua destacada atuação a consagrou deputada em 2006, para o seu segundo mandato 2007/2010, com a marca de 21.077 votos.

Deputada Janete de Sá (2017)

Atualmente, a deputada estadual Janete de Sá é a presidente estadual do Partido da Mobilização Nacional (PMN), diretora do Sindicato dos Ferroviários e membro efetivo do Conselho do Plano de Aposentadoria dos Aposentados da Vale (PASA).

Sua força, lealdade de princípios e sensibilidade a qualificaram para assumir a presidência da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Assembleia, marcando sua posição de guerreira, lutadora e coerente quando o assunto é a defesa da igualdade, da justiça social e de oportunidades para todos. Além da presidência de uma comissão importante, a deputada também é membro efetivo da Comissão Constituição e Justiça, Serviço Público e Redação, mais conhecida como Comissão de Justiça.

De 2008 a 2009, Janete de Sá presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou irregularidades na entrada, venda, compra e manuseio de agrotóxicos no Espírito Santo, a CPI dos Agrotóxicos, que teve seu relatório apresentado em outubro de 2009, propondo ações que irão garantir um consumo mais saudável para os capixabas.

Mulher combativa, a parlamentar Janete de Sá é uma guerreira na luta em favor dos trabalhadores e daquelas pessoas mais fragilizadas da sociedade.

Em 2010, a deputada Janete de Sá acredita que com a fé e a confiança que possui em Deus e muito trabalho será possível construir mais oportunidades para o povo capixaba nas áreas de Saúde, Educação, Moradia e reduzir os índices de pobreza.

A deputada tem consciência da necessidade de uma união de esforços políticos e financeiros com o objetivo de garantir a segurança da população. Para isso, tem se empenhado em intensificar a conscientização e o tratamento de nossa juventude perante as drogas e a prostituição, além de promover o resgate dos valores éticos da política, a valorização dos trabalhadores e o respeito à Terceira Idade.

Em 2013, em meio a ocupação popular na Assembleia Legislativa, a Deputada Janete de Sá assumiu posição com os manifestantes. Após esse sinal, a deputada mudou de posição no momento da votação em plenário acerca da extinção do pedágio da terceira-ponte por entender que o melhor caminho era apoiar a realização de uma auditoria na concessionária da Ponte. Dias depois a auditoria do Tribunal de Contas concluiu que houve sobrepreço no valor do pedágio o que permitiu ao Governo do Estado suspender a cobrança por tempo indeterminado.

Mandatos[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - Foi eleita Deputada Estadual pela primeira vez (10.934 votos).
  • 2006 - Reeleita Deputada Estadual (21.077 votos).
  • 2010 - Eleita 1º Suplente de Deputada Estadual (17.014 votos)
  • 2012 - Assume seu terceiro mandato de Deputada Estadual.
  • 2014 - Reeleita para o quarto mandato de Deputada Estadual (21.999 votos).

Referências

  1. a b «Deputado Janete de Sá». Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Consultado em 6 de janeiro de 2020 
  2. «Eleições 2018 | Janete Deputado Estadual 33800». Estadão. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  3. «Casagrande convida e Janete de Sá retorna ao PSB de olho na reeleição - Site da Serra». Casagrande convida e Janete de Sá retorna ao PSB de olho na reeleição - Site da Serra. Consultado em 30 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]