Johan Gottschalk Wallerius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Johan Gottschalk Wallerius
Nascimento 11 de julho de 1709
Örebro
Morte 16 de novembro de 1785 (76 anos)
Uppsala
Cidadania Suécia
Alma mater Universidade de Uppsala
Ocupação químico, escritor, filósofo, médico, professor universitário, geólogo
Empregador Universidade de Uppsala

Johan Gottschalk Wallerius (Närke, 11 de julho de 1709 – Uppsala, 16 de novembro de 1785) foi um químico e mineralogista sueco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Stora Mellösa em Nerícia, entrou para a Universidade de Upsália em 1725, e graduou-se como magister em 1731 após estudar matemática, física e medicina. Continuou os seus estudos na Universidade de Lund, onde se doutorou em medicina em 1735. Tornou-se professor adjunto de medicina na Universidade de Upsália em 1741 e o primeiro detentor de uma nova cátedra de química, medicina e farmácia em 1750. Retirar-se-ia em 1767 sendo sucedido pelo seu antigo aluno Torbern Bergman.

Wallerius é considerado o fundador da agroquímica, sobretudo com base na importância da sua obra Agriculturae fundamenta chemica (1761, publicada em sueco no mesmo ano que Åkerbrukets chemiska grunder e mais tarde traduzida para muitas outras línguas) amplamente disseminada. Publicou vários outros estudos sobre tópicos da química, mineralogia e geologia e usou a sua própria quinta Hagelstena em Alsike (a sul de Upsália) como um campo experimental. Em 1750, Wallerius foi eleito membro da Academia Real das Ciências da Suécia.

Referências