John Pius Boland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Pius Boland
John Pius Boland
Informações pessoais
Nome completo John Mary Pius Boland
Modalidade Tênis
Nascimento 16 de setembro de 1870
Morte 17 de março de 1958 (87 anos)
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro 1896 Atenas Simples
Ouro 1896 Atenas Duplas

John Mary Pius Boland (16 de setembro de 187017 de março de 1958) foi um político irlandês e o primeiro campeão olímpico da história no tênis.

Durante uma visita a seu amigo Thrasyvoalos Manaos em Atenas, em 1896, Boland inscreveu-se no torneio de tênis dos primeiros Jogos Olímpicos, já que Manaos era um dos integrantes do comitê organizador do evento. Boland acabou por conquistar o torneio de simples, derrotando o alemão Friedrich Traun na primeira rodada, Evangelos Rallis na segunda rodada e Konstantinos Paspatis na semifinais, dois adversários gregos e finalmente Dionysios Kasdaglis, egípcio que representou a Grécia, na final.

Boland ainda disputou o torneio de duplas ao lado de Friedrich Traun, adversário que havia superado na primeira rodada do torneio de simples. Juntos chegaram até a final, onde derrotaram os gregos Demetrios Petrokokkinos e Dionysios Kasdaglis.

Encerrada sua carreira de esportista, John Pius Boland ingressou no IPP (Partido do Parlamento Irlandês) onde integrou o parlamento de South Kerry entre 1900 e 1918.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências