Jorge Luís Rocha de Paula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jorge Luís Rocha de Paula, o Rocha (Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1956Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1995), foi um futebolista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jogando na posição de volante, foi revelado pelo Olaria, em 1978, atuando posteriormente por Campo Grande, Bahia, Botafogo-RJ, Palmeiras, XV de Piracicaba, Juventus-SP e Vila Nova-GO, além da Seleção Brasileira, quando foi convocado para um amistoso por Telê Santana contra a Bulgária, em Porto Alegre, em outubro de 1981. Ele entrou no lugar de Toninho Cerezo, na vitória brasileira por 3 a 0. Ainda atuou na Seleção Brasileira de Masters, comandada por Luciano do Valle.

Rocha esteve cotado para ir à Copa do Mundo de 1982 como reserva de Batista. Até a convocação final, disputou com Vitor a preferência de Telê Santana, mas nenhum foi convocado para a Copa.

Jogou na equipe do Parque Antártica de 1982 a 1985, atuando em 199 partidas (79 vitórias, 77 empates, 43 derrotas) e marcou apenas um gol, como consta no Almanaque do Palmeiras, de Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Esteve próximo de disputar uma final de Brasileirão pelo Botafogo, time pelo qual estreou no dia 31 de agosto de 1980, na derrota contra o Fluminense por 4x0 pelo Campeonato Estadual. Pelo Clube da Estrela Solitária, atuou em 97 partidas e assinalou 2 gols. O volante fez uma boa partida contra o São Paulo, no jogo válido pela semifinal do Brasileirão, de 1981, que ficou marcado pela arbitragem, que foi coagida pelos seguranças do tricolor, favorecendo consequentemente a equipe paulista. O São Paulo passou pelo Fogão e perdeu para o Grêmio, o campeão daquele ano.

No Botafogo, Rocha atuou com jogadores de renome, como o meia Mendonça e o zagueiro Osmar. No Palmeiras, teve a oportunidade de jogar com o ponta Jorginho e os zagueiros Luís Pereira e Vágner.

No Juventus, foi campeão paulista do Torneio Início de 1986. O clube da Mooca, tinha ainda outros experientes jogadores, entre eles, o goleiro Barbirotto (ex-São Paulo), o zagueiro Juninho (ex-Ponte Preta e Corinthians) e o meia Gatãozinho (ex-São Bento e XV de Piracicaba).

Faleceu vítima de leucemia.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • UNZETE, Celso Dario Unzelte & Venditti, Mário Sérgio. Almanaque do Palmeiras. São Paulo: editora abril, 2004.