José Alberto Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
José Alberto Carvalho
Nascimento 12 de dezembro de 1967 (51 anos)
São Pedro de Alva, Penacova
Residência Lisboa
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Apresentador
Principais trabalhos Jornal das 8, TVI
Prémios Globo de Ouro (1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004)

José Alberto dos Santos Carvalho (Penacova, São Pedro de Alva, 12 de dezembro de 1967) é um jornalista e locutor de televisão português. Apresenta o Jornal das 8 (TVI) e a 21ªHora alternando com a Judite Sousa e com o Pedro Pinto.

Biografia[editar | editar código-fonte]

José Alberto Carvalho nasce a 12 de dezembro de 1967 na Fundação Mário da Cunha Brito, em São Pedro de Alva, filho de Mário Borges Ribeiro de Carvalho (natural de Meda de Mouros) e de sua mulher Georgina Benido dos Santos (natural de Mouronho), ambos naturais do concelho de Tábua.

Ainda estudante da Escola Superior de Jornalismo do Porto, iniciou-se nas rádios piratas e em rádios locais. Em 1989 está na TSF Rádio Jornal, de onde passa para a Rádio Nova.

De imediato é convidado para a RTP, apresentando o Jornal da Tarde. Em 1992 torna-se pivot da SIC, regressando à RTP em 2002. Foi director de informação da RTP até Fevereiro de 2011, e pivot do mais antigo noticiário da Televisão portuguesa, o Telejornal. Foi também pivot do recém criado programa de "reportagens positivas", "30 Minutos", onde alterna, semanalmente, a apresentação de ambos os espaços com José Rodrigues dos Santos.

José Alberto Carvalho é também professor na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, onde lecciona a disciplina de "Atelier de Jornalismo Digital".

A 24 de Fevereiro de 2011, José Alberto Carvalho e a TVI anunciaram o seu ingresso na Estação de Queluz de Baixo como novo Diretor de Informação.

Da sua relação de vários anos com a também jornalista Sofia Pinto Coelho tem duas filhas: Rita Pinto Coelho de Carvalho (Lisboa, Santa Maria de Belém, 21 de Dezembro de 1994) e Joana Pinto Coelho de Carvalho (Lisboa, São Domingos de Benfica, 7 de Novembro de 1997).

Foi casado com a também jornalista Marta Atalaya, com quem se casou em Alcácer do Sal a 3 de Abril de 2004 e de quem tem um filho e uma filha: Duarte Atalaya de Carvalho (Lisboa, 9 de Maio de 2005) e Maria Atalaya de Carvalho (Lisboa, 19 de Abril de 2009). Separou-se em Março de 2013.

Actualmente, apresenta o Jornal das 8 da TVI.

Em 2015, deixou o cargo de Diretor de Informação da TVI para exercer funções de Diretor do Comité Editorial do Grupo Media Capital, empresa que é proprietária da TVI.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) apresentador(a) de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.