José Eduardo Moniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José Eduardo Soares Moniz (Ponta Delgada, 6 de Maio de 1952) é um jornalista e profissional de televisão português.

Iniciou-se como jornalista na redação do Diário Popular, onde entrou após concluir uma licenciatura em Filologia Germãnica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Pouco tempo depois, José Eduardo Moniz passou para a televisão, sendo sucessivamente chefe de redação e diretor-geral da RTP; esta última função exercida durante o perídoo imediatamente anterior à abertura da televisão ao setor privado.

Volta à imprensa para dirigir a TV Guia, ainda propriedade da RTP, e cria de seguida uma produtora de televisão, a MMM.

Em 1998 vai para os quadros da TVI. Permanecerá durante mais de 20 anos, mais precisamente até ao dia 5 de Agosto de 2009 como diretor-geral da estação de Queluz; dia em que, por volta das 24h00, José Eduardo Moniz rescindiu contrato com a Media Capital, de Miguel Pais do Amaral[1].

No dia 10 de Agosto de 2009 Moniz é apresentado como vice-presidente do Conselho de Administração da Ongoing Media, acionista da SIC, empresa que pretende reforçar com Moniz os seus investimentos, progresso e expansão na área dos media em Portugal, e internacionalmente nos PALOP[2]. Demitiu-se em 2012 dessas funções.

Atualmente é vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, responsável pela BenficaTV. É também diretor do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa. Em Outubro de 2013 fundou a empresa JEM - Media Consultancy, desempenhando também o cargo de Consultor de Conteúdos de Entretenimento e Ficção da TVI.

José Eduardo Moniz é casado com a antiga pivot de informação da TVI Manuela Moura Guedes, de cujo casamento tem dois filhos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.