Juca Varella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Juca Varella
Cidadania Brasil
Alma mater Universidade Metodista de São Paulo
Ocupação fotógrafo

Luiz Varella Júnior, mais conhecido como Juca Varella (Bocaina, abril de 1964)[1][2], é um fotojornalista brasileiro.

Iniciou sua carreira em 1985. Formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou na Folha de S.Paulo por 16 anos, pela qual cobriu a Copa do Mundo na França (1998) e na Coréia-Japão (2002), além dos Jogos Olímpicos de Sydney (2000)[3].

Em 2003, quando trabalhava na Folha de S.Paulo, Juca foi o único fotógrafo brasileiro enviado especialmente para cobrir a Guerra do Iraque[4]. Esse trabalho virou o livro Diário de Bagdá, em co-autoria com o jornalista Sérgio Dávila, e que rendeu a ambos o Prêmio Esso de Reportagem 2003.[3]

Por três vezes, Juca conquistou o Prêmio Comunique-se de fotojornalismo, como melhor fotógrafo do ano e foi finalista em 11 edições do Prêmio.[5]

Durante sete anos foi editor de fotografia do jornal diário O Estado de S. Paulo[5], onde foi um dos criadores do Fotorepórter, o primeiro canal de jornalismo cidadão do Brasil.

Em 2009 juntamente com o correspondente dO Estado em Genebra, Jamil Chade, cobriu a fome no Etiópia, que virou o livro O Mundo não é plano, editado em 2010.

Foi um dos fundadores do site Fotos Públicas, que reúne conteúdo do fotojornalismo gratuito mundial.

Em outubro de 2015 assumiu a Gerência de Imagem da Agência BrasilE/BC em Brasília[6], onde implantou a Agência de Vídeos Noticiosos e revitalizou a Agência de Fotografia.

Retornou a São Paulo em Junho de 2016 e atualmente colabora com o jornal Folha de S. Paulo e desenvolve trabalhos corporativos como fotógrafo independente.[carece de fontes?]

Referências

  1. «Fotógrafos: Juca Varella». S/data. Consultado em 8 de outubro de 2013. Arquivado do original em 11 de novembro de 2013. Juca Varella, nasceu em abril de 1964. 
  2. Roji, Thaïs (17 de novembro de 2011). «Fotógrafo Juca Varella». Consultado em 8 de outubro de 2013. Luis Carlos Sanchez Varella Júnior, o Juca, nasceu há 47 anos em Bocaina, na região de Ribeirão Bonito, interior de SP. 
  3. a b Overmundo
  4. Jornal da USP, 20 de abril de 2003
  5. a b Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo
  6. «Juca Varella assume a Gerência de Imagem da Agência Brasil». Portal dos Jornalistas. 4 de novembro de 2015. Consultado em 7 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.