Justus Sustermans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Justus Sustermans
Justus Sustermans by van dyck.jpg

Justus Sustermans, por Antoon van Dyck

Nascimento
Morte
23 de abril de 1681 (83 anos)
FlorençaVisualizar e editar dados no Wikidata
Atividade
estudantes
Superior
Local de trabalho
Movimento
Irmãos
Cornelis Sustermans (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Área
Pintura
Maria Madalena de Áustria, esposa do Grão duque Cosme II de Médici e irmã do imperador Fernando de Habsburgo, com o seu filho, futuro Fernando II.
Retrato de Galileu Galilei, por Justus Sustermans.

Justus Sustermans ( 28 de Setembro de 1597 - 23 de Abril de 1681 ), também conhecido como Giusto Sustermans, foi um pintor flamengo do estilo barroco. Ele nasceu em Antuérpia e morreu em Florença.

Sustermans é principalmente notável pelos seus retratos de membros da família de Médici, pois ele era pintor da sua corte. O seu trabalho pode ser encontrado tanto na Galeria Palatina e na Galeria Uffizi, em Florença, e em muitas outras galerias ao redor do mundo. Durante a sua vida ele foi considerado como o melhor pintor de retratos em Itália.

Ele estudou primeiro em Antuérpia sob tutor de Willem de Vos ( um sobrinho do pintor Marten de Vos ), tornando-se seu assistente em 1609. Em seguida, ele passou três anos e meio em Paris, onde estudou e colaborou com Frans Pourbus o jovem. Ele acabou sendo convidado para Florença sob o patrocínio da família Médici, onde estudou retratistas italianos, como Guercino, o espanhol Diego Velázquez e o francês Pierre Mignard. Enquanto na Itália ele também foi influenciado pelos artistas venezianos.

Pinturas[editar | editar código-fonte]

Família Médici[editar | editar código-fonte]

Em 1620, Sustermans foi a Florença para servir como o pintor da corte de Cosme II de Médici, Grão-Duque da Toscana. Ele tornou-se associado com a família Médici no ano em que Cosme II morreu, e passou o resto da sua carreira ao serviço dos Médici, pintando em várias cidades italianas, bem como Innsbruck e Viena. Os retratos de Sustermans documentam três gerações da família Médici.

Acredita-se que o primeiro trabalho que ele produziu para os Médici, foi o retrato de 1622 da viúva de Cosme II, Maria Madalena de Áustria, que está agora na coleção do Museu Real de Belas Artes da Bélgica. Como resultado, Maria Madalena tornou-se no primeiro mecenas de Sustermans. No ano seguinte, Sustermans completou a pintura de Maria Madalena da Áustria, esposa do grão-duque Cosme II de Médici e irmã do Imperador Fernando I, com o seu filho, futuro Fernando II,  um retrato duplo de Maria Madalena e do seu filho, Fernando, o futuro Fernando II de Médici, Grão-Duque da Toscana.

Concluído por volta de 1623, após a morte de Fernando I, pai de Cosme II, a pintura mostra Maria Madalena de Áustria, no centro, com a mão direita próxima à coroa de Cosme II e a sua mão esquerda descansando no ombro de seu jovem filho Fernando II. Ao mostrar a coroa do Grão-Duque, Sustermans incluiu simbolicamente Cosme II no retrato da sua esposa e filho, e por estar entre os dois, Maria Madalena é a ligação entre Fernando e o governo do estado da Toscana.

Fernando II teria treze anos no momento da conclusão da pintura, mas parece ter cerca de 4 ou 5 anos de idade no retrato. Além disso, a sua mãe parece muito mais jovem neste retrato do que em um retrato que Sustermans fez dela em 1622. Sustermans era conhecido por pintar crianças com precisão, por isso é improvável que o artista não soubesse fazer Fernando parecer a com a sua idade. Uma vez que o retrato foi entregue com um retrato póstumo do pai de Fernando, Cosme II, é bem possível que esta pintura seja para olhar para o passado, assim como o retrato póstumo de Cosme II olhou para trás no tempo em que ele estava vivo.

O seu neto Giovanni Vangheldri ( ativo 1651-1675 ) foi um artista de retratos de destaque para os Duques de Modena e Condes de Novellara.

Retrato do Príncipe Valdemar, por Justus Sustermans.

Obras em destaque[editar | editar código-fonte]

  • Retrato de uma senhora, óleo sobre tela (Norton Simon Museum, Pasadena, Califórnia)
  • Retrato de uma senhora usando pérolas, óleo sobre tela (Museu Odessa de Arte Ocidental e Oriental, Ucrânia)
  • Os senadores de Florença juramento de fidelidade para Ferdinando II de Médici, óleo sobre tela, (Museu Ashmolean, Oxford)
  • Retrato de Galileu Galilei, (mostrado à direita) óleo sobre tela (National Maritime Museum, Greenwich)
  • Retrato de Galileu, óleo sobre tela (Galeria Uffizi, Florença)
  • Retrato de uma mulher, óleo sobre tela (Museu Nacional da Sérvia), Belgrado
  • Retrato do Grão-Duque Ferdinando II da Toscana e da sua esposa Vittoria della Rovere, óleo sobre tela (National Gallery , Londres)
  • Vincente II Gonzaga, Duque de Mântua, óleo sobre tela
  • Retrato do Cardial Carlos Fernando de Médici, óleo sobre tela (Museo Poldi Pezzoli, Milão)
  • Maria Madalena de Áustria, esposa do grão-duque Cosme II de Médici e irmã do Imperador Fernando I, com seu filho, futuro Fernando II, óleo sobre tela (Summerfield Gallery, Flint Institute of Art, Flint, Michigan)
  • A família de Dario à frente de Alexandre, (Biblioteca Museu Víctor Balaguer, Vilanova i la Geltrú )

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]