Justus Sustermans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Justus Sustermans
Justus Sustermans, por Antoon van Dyck
Nascimento 28 de setembro de 1597
Antuérpia
Morte 23 de abril de 1681 (83 anos)
Florença
Área Pintura
Patronos Maria Madalena de Áustria
Casa de Médici
Maria Madalena de Áustria, esposa do Grão duque Cosme II de Médici e irmã do imperador Fernando de Habsburgo, com o seu filho, futuro Fernando II.
Retrato de Galileu Galilei, por Justus Sustermans.

Justus Sustermans ( 28 de Setembro de 1597 - 23 de Abril de 1681 ), também conhecido como Giusto Sustermans, foi um pintor flamengo do estilo barroco. Ele nasceu em Antuérpia e morreu em Florença.

Sustermans é principalmente notável pelos seus retratos de membros da família de Médici, pois ele era pintor da sua corte. O seu trabalho pode ser encontrado tanto na Galeria Palatina e na Galeria Uffizi, em Florença, e em muitas outras galerias ao redor do mundo. Durante a sua vida ele foi considerado como o melhor pintor de retratos em Itália.

Ele estudou primeiro em Antuérpia sob tutor de Willem de Vos ( um sobrinho do pintor Marten de Vos ), tornando-se seu assistente em 1609. Em seguida, ele passou três anos e meio em Paris, onde estudou e colaborou com Frans Pourbus o jovem. Ele acabou sendo convidado para Florença sob o patrocínio da família Médici, onde estudou retratistas italianos, como Guercino, o espanhol Diego Velázquez e o francês Pierre Mignard. Enquanto na Itália ele também foi influenciado pelos artistas venezianos.

Pinturas[editar | editar código-fonte]

Família Médici[editar | editar código-fonte]

Em 1620, Sustermans foi a Florença para servir como o pintor da corte de Cosme II de Médici, Grão-Duque da Toscana. Ele tornou-se associado com a família Médici no ano em que Cosme II morreu, e passou o resto da sua carreira ao serviço dos Médici, pintando em várias cidades italianas, bem como Innsbruck e Viena. Os retratos de Sustermans documentam três gerações da família Médici.

Acredita-se que o primeiro trabalho que ele produziu para os Médici, foi o retrato de 1622 da viúva de Cosme II, Maria Madalena de Áustria, que está agora na coleção do Museu Real de Belas Artes da Bélgica. Como resultado, Maria Madalena tornou-se no primeiro mecenas de Sustermans. No ano seguinte, Sustermans completou a pintura de Maria Madalena da Áustria, esposa do grão-duque Cosme II de Médici e irmã do Imperador Fernando I, com o seu filho, futuro Fernando II,  um retrato duplo de Maria Madalena e do seu filho, Fernando, o futuro Fernando II de Médici, Grão-Duque da Toscana.

Concluído por volta de 1623, após a morte de Fernando I, pai de Cosme II, a pintura mostra Maria Madalena de Áustria, no centro, com a mão direita próxima à coroa de Cosme II e a sua mão esquerda descansando no ombro de seu jovem filho Fernando II. Ao mostrar a coroa do Grão-Duque, Sustermans incluiu simbolicamente Cosme II no retrato da sua esposa e filho, e por estar entre os dois, Maria Madalena é a ligação entre Fernando e o governo do estado da Toscana.

Fernando II teria treze anos no momento da conclusão da pintura, mas parece ter cerca de 4 ou 5 anos de idade no retrato. Além disso, a sua mãe parece muito mais jovem neste retrato do que em um retrato que Sustermans fez dela em 1622. Sustermans era conhecido por pintar crianças com precisão, por isso é improvável que o artista não soubesse fazer Fernando parecer a com a sua idade. Uma vez que o retrato foi entregue com um retrato póstumo do pai de Fernando, Cosme II, é bem possível que esta pintura seja para olhar para o passado, assim como o retrato póstumo de Cosme II olhou para trás no tempo em que ele estava vivo.

O seu neto Giovanni Vangheldri ( ativo 1651-1675 ) foi um artista de retratos de destaque para os Duques de Modena e Condes de Novellara.

Retrato do Príncipe Valdemar, por Justus Sustermans.

Obras em destaque[editar | editar código-fonte]

  • Retrato de uma senhora, óleo sobre tela (Norton Simon Museum, Pasadena, Califórnia)
  • Retrato de uma senhora usando pérolas, óleo sobre tela (Museu Odessa de Arte Ocidental e Oriental, Ucrânia)
  • Os senadores de Florença juramento de fidelidade para Ferdinando II de Médici, óleo sobre tela, (Museu Ashmolean, Oxford)
  • Retrato de Galileu Galilei, (mostrado à direita) óleo sobre tela (National Maritime Museum, Greenwich)
  • Retrato de Galileu, óleo sobre tela (Galeria Uffizi, Florença)
  • Retrato de uma mulher, óleo sobre tela (Museu Nacional da Sérvia), Belgrado
  • Retrato do Grão-Duque Ferdinando II da Toscana e da sua esposa Vittoria della Rovere, óleo sobre tela (National Gallery , Londres)
  • Vincente II Gonzaga, Duque de Mântua, óleo sobre tela
  • Retrato do Cardial Carlos Fernando de Médici, óleo sobre tela (Museo Poldi Pezzoli, Milão)
  • Maria Madalena de Áustria, esposa do grão-duque Cosme II de Médici e irmã do Imperador Fernando I, com seu filho, futuro Fernando II, óleo sobre tela (Summerfield Gallery, Flint Institute of Art, Flint, Michigan)
  • A família de Dario à frente de Alexandre, (Biblioteca Museu Víctor Balaguer, Vilanova i la Geltrú )

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]