O Caso Farewell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de L'affaire Farewell)
Ir para: navegação, pesquisa
L'affaire Farewell
O Caso Farewell (PT/BR)
 França
2009 •  cor •  113 min 
Direção Christian Carion
Roteiro Eric Raynaud
Christian Carion
Sergueï Kostine (livro "Bonjour Farewell")
Elenco Emir Kusturica
Guillaume Canet
Género Drama
Suspense
Idioma Francês
Russo
Página no IMDb (em inglês)

L'affaire Farewell (Brasil/Portugal: O Caso Farewell) é um filme francês de 2009 dos gêneros "Drama de Espionagem" e "Suspense" dirigido por Christian Carion. O roteiro baseia-se na história do alto funcionário soviético Vladimir Vetrov, contada no livro Bonjour Farewell: La vérité sur la taupe française du KGB (1997) de Serguei Kostine. O filme foi lançado nos Estados Unidos em junho de 2010 com o título de Farewell.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No início da década de 1980, um alto funcionário da KGB chamado Grigoriev que está desiludido com o regime soviético, decide repassar aos países do Ocidente informações e documentos secr,lkokoetos de espionagem, inclusive a lista de nome dos espiões de seu país no exterior. Ele faz contato com um mensageiro francês chamado Pierre, país que o russo simpatizara após o socialista François Mitterrand ser recém-eleito governante. Jessica, a esposa de Pierre, não quer que o marido continue agindo como espião mas ele não lhe dá ouvidos. Grigoriev não pede dinheiro pelas suas informações apenas algumas coisas como um walkman Sony e cassetes com músicas do Queen para dar de presente ao filho, garrafas de conhaque e livros de poesia francesa.

O presidente americano Ronald Reagan não confia na França socialista mas Mitterrand lhe repassa as informações que recebe e Feeney, o diretor da CIA, reconhece o valor dos documentos recebidos e os espiões soviéticos são desmascarados. Ele contata seus próprios agentes no país comunista e acaba por trair Grigoriev e coloca em risco Pierre e sua família. Reagan anuncia o programa "Star Wars" e Mikhail Gorbachev percebe que sem os espiões o país vai perder a guerra tecnológica com o Ocidente e então prepara reformas na política.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Referências

Livro[editar | editar código-fonte]

  • Thomas C. Reed, At the Abyss: An Insider’s History of the Cold War (2004)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]