Lídice (Rio Claro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lídice é o um distrito do município de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Lídice

.

Dados gerais[editar | editar código-fonte]

Situado nos arredores do quilômetro 25 da RJ-155 (após a reforma, a rodovia teve sua quilometragem recontada; anteriormente era o km 50) e da ferrovia que liga Angra dos Reis ao sul do estado de Minas Gerais (da qual era uma das estações), recebeu esse nome em 1944 em homenagem à vila tcheca que durante a Segunda Guerra Mundial foi vítima de um massacre de toda sua população pelos nazistas.

A explicação é histórica: os moradores da Lídice original, na República Tcheca, eram suspeitos de abrigar os assassinos de um general de Hitler, comandante SS Reinhard Heydrich, morto num atentado em Praga em 1942. O líder nazista, entre outros atos de vingança contra a população civil tcheca, mandou fuzilar todos os homens da cidade maiores de 15 anos, encaminhou as mulheres para o campo de concentração de Ravensbruck e as crianças para reformatórios. Não contente, mudou o curso do rio e aterrou a cidade, que sumiu do mapa.

Os países aliados então decidiram homenagear as vítimas, dando o nome de Lídice a uma cidade. A brasileira - antiga Santo Antônio do Capivari, a cerca de 40 quilômetros de Angra dos Reis - abriga sinais dessa história, como a estátua de uma Fênix (a mitológica ave que renasce das cinzas) na praça central. No seu Centro Cultural há marionetes tradicionais da República Tcheca, quadros e exposições sobre o país do leste Europeu.

Atualmente tem uma população de 4.928 habitantes (est. 2000), segundo dados da prefeitura de Rio Claro, e vem se desenvolvendo com o passar do tempo principalmente devido a ser uma das paradas para os veranistas que vão do vale do Paraíba Fluminense para as cidades ao litoral sul-fluminense.

Na pequena cidade existe ainda o Colégio Estadual Presidente Benes, que homenageia Edvard Beneš, presidente da Tchecoslováquia que se encontrava exilado em Londres no ano de destruição da cidade. Daí a importância significativa desta escola para coroar a homenagem feita à cidade aniquilada.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.